Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27i - Puericultura e promoção da saúde infanto-juvenil

28275 - IDADE E ESCOLARIDADE MATERNAS AO NASCIMENTO E MORTALIDADE INFANTIL E NA INFÂNCIA
FERNANDA PINHEIRO AGUIAR - UFRJ, REJANE SOBRINO PINHEIRO - UFRJ, LUIS CARLOS TORRES GUILLEN - UFRJ, KENNETH ROCHEL DE CAMARGO JR. - UERJ, PATRÍCIA VIANA GUIMARÃES FLORES - HFB/MS, CLÁUDIA MEDINA COELI - UFRJ


Apresentação/Introdução
A gestação nos extremos da idade materna está associada a desfechos adversos na gravidez, no parto e perinatais. A escolaridade materna é um dos determinantes sociais mais relevantes nas mortalidades infantil e na infância.


Objetivos
Analisar a mortalidade infantil e na infância segundo idade e escolaridade maternas na coorte de nascimentos de gravidez única no município do Rio de Janeiro em 2007 e 2008.


Metodologia
Estudo de coorte não-concorrente com seguimento passivo, por linkage probabilístico de registros de nascidos vivos e de mortalidade. Estimou-se a associação entre mortalidade infantil e na infância, segundo idade (15-19, 20-34 e 35 anos e mais) e escolaridade materna (menos de 4 anos; 4 a 11 anos e 12 ou mais anos de estudo), empregando modelos lineares generalizados com distribuição binomial e função de ligação logaritmo neperiano. Avaliamos interação entre idade e escolaridade maternas nas mortalidades infantil e na infância nas escalas multiplicativa e aditiva.


Resultados
Para os 153.527 nascidos vivos, a taxa de mortalidade infantil foi de 12,0 por mil nascidos vivos, enquanto a mortalidade na infância foi de 14,0 por mil nascidos vivos. Maiores taxas foram observadas em mulheres com menos de 4 anos de escolaridade, e nos extremos da idade, especialmente nas adolescentes (RR= 3,47, IC 95%: 2,16-5,56, para mortalidade infantil; RR= 3,66, IC 95%: 2,39-5,62, para mortalidade na infância), quando comparada as mulheres de 20-34 anos com 12 anos ou mais de escolaridade. Contudo, não foram observadas interações estatisticamente significantes nas escalas aditiva e multiplicativa.


Conclusões/Considerações
Tanto a mortalidade infantil quanto na infância foram mais frequentes entre as mulheres com menos de 4 anos de escolaridade, especialmente nos extremos da idade, sugerindo que se tratam de grupos mais vulneráveis que demandam maior atenção no cuidado.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360