29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC27i - Puericultura e promoção da saúde infanto-juvenil |
27888 - PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM UESF DE GOIÂNIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA JULIA FAUSTINO NISHI - PUC-GO, PIETRO ALESSANDRO VACCARIO - PUC-GO
Período de Realização A atividade relatada compreendeu os meses de outubro e novembro do ano de 2017.
Objeto da Experiência Em visita à UESF colheu-se um caso de interrupção da amamentação precocemente, e este foi discutido e finalizado com uma devolutiva à comunidade.
Objetivos Destacar a importância do aleitamento materno na promoção da saúde da criança e da mulher, enfatizando o papel da Estratégia Saúde da Família (UESF) e do acadêmico de medicina, assim como a relevância do contato do estudante com o Sistema Único de Saúde para a melhor compreensão do serviço.
Metodologia O caso foi colhido na UESF da Vila Mutirão, em Goiânia, e votado pelos acadêmicos para discussão na disciplina “Problema Integrador de Competências” do curso de medicina da PUC-GO. Foram então definidos sub eixos – A importância do aleitamento materno: dados estatísticos, estigmas e contraindicações; Vias alternativas e experiências internacionais; Programas de aleitamento materno – para nortear as discussões semanais realizadas sob supervisão e participação dos professores.
Resultados Além dos conhecimentos obtidos por meio das pesquisas e argumentações semanais acerca do aleitamento materno, ao final da atividade foi elaborada uma dispersão voltada para a UESF. Nesse sentido, anteriormente à ação houve um momento de treinamento sobre a “técnica da pega”, que permitiu que, além da conscientização sobre a importância da amamentação para a saúde materna e da criança, os acadêmicos pudessem aconselhar as mães da região sobre a forma mais indicada para se realizar o aleitamento.
Análise Crítica Ficou evidente que nem todas as mães sabem o que um aleitamento inadequado pode acarretar na vida da criança, e até mesmo em sua vida adulta. Nesse sentido, a atividade de devolução à comunidade mostrou-se essencial na formação médica. Além do aprendizado do acadêmico, a ação relatada permitiu à população a oportunidade de se esclarecer sobre o aleitamento materno e sua importância, contribuindo, assim, com a promoção da saúde da mulher e da criança.
Conclusões e/ou Recomendações Percebeu-se na comunidade uma recorrente perspectiva distorcida acerca do aleitamento materno, a qual evidencia uma orientação insuficiente por parte dos profissionais de saúde associada a uma falta de adesão pelas próprias gestantes e puérperas, que não comparecem às palestras educativas oferecidas na UESF. Destaca-se, ainda, que para a realização da ação relatada a turma investiu em pacotes de fraldas como incentivo à ida das mulheres.
|