29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC27i - Puericultura e promoção da saúde infanto-juvenil |
27019 - NOVA ABORDAGEM PARA REALIZAÇÃO DE PUERICULTURA: CONSULTA CONJUGADA MULTIPROFISSIONAL MAURICIO VAILLANT AMARANTE - PMDM, OZINELIA PEDRONI BATISTA - PMDM, CAMILA LAMPIER LUTZKE - PMDM
Período de Realização A experiência iniciou-se em agosto de 2017 e se encontra em andamento, alcançando seis meses.
Objeto da Experiência Atendimento integral à população de 0 a 12 anos por equipe multiprofissional, pertencentes à ESF de Melgaço, Domingos Martins.
Objetivos Traçar um perfil epidemiológico dos indivíduos entre 0 e 12 anos, de forma a subsidiar ações de saúde; criar vínculo com a família; incentivar o aleitamento materno; prevenir agravos como sobrepeso, cáries, dificuldades no desenvolvimento cognitivo ou motor.
Metodologia A busca ativa acontece através de encaminhamento da UBS, quando o paciente procura algum serviço para a população entre 0 a 12 anos; captação e orientação pelos agentes comunitários de saúde para a consulta conjugada. O atendimento é realizado na UBS mais próxima do usuário com horário agendado. O atendimento é realizado pelo médico, enfermeira e odontóloga em um mesmo consultório, sendo investigados histórico materno e nutricional, vacinas e desenvolvimento físico e cognitivo.
Resultados A experiência está tendo boa adesão e até o mês de fevereiro de 2018, foram atendidas 133 crianças. Foram realizadas orientações sobre o desenvolvimento físico e psicológico das crianças, nutrição adequada para cada fase de crescimento, identificação de problemas sociais, emocionais e intervenção nos sintomas. Além disso, avaliou-se a cavidade bucal, encaminhando para tratamento no consultório quando necessário, bem como encaminhamentos para exames e/ou outros níveis de atenção.
Análise Crítica A população tem se mostrado satisfeita, pois além de garantir saúde integral para as crianças, concentra consultas de várias áreas em um dia, evitando deslocamento desnecessário. Essa situação é especialmente importante considerando o caráter rural e a grande extensão territorial da localidade. Vale ressaltar, a importância de uma rede de apoio com, por exemplo, disponibilidade de exames laboratoriais, pediatra, psicólogo, nutricionista, entre outros.
Conclusões e/ou Recomendações A consulta conjugada é eficiente para detecção precoce de problemas de saúde como obesidade ou baixo peso, cárie, verminoses, entre outros. É possível elaborar um perfil epidemiológico fomentando trabalhos e permitindo a elaboração de estratégias mais assertivas na promoção e educação em saúde. Além disso, cria vínculos, possibilita a intervenção levando em consideração a cultura local, e tornar a educação em saúde mais eficiente.
|