29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC27i - Puericultura e promoção da saúde infanto-juvenil |
26278 - CONSULTA COMPARTILHADA EM PUERICULTURA: CONSTRUINDO O CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA LORENA ALBUQUERQUE DE MÉLO - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, DEISE DOS SANTOS GUEDES - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, SAMAYRA KELLY DO NASCIMENTO SANTOS - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, RAFAELA OLIVEIRA BEIRÃO PELAGIO - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE
Período de Realização A experiência ora relatada está em curso e teve início em janeiro de 2018.
Objeto da Experiência Realização de consultas compartilhadas de Puericultura entre os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF)
Objetivos de realizar identificação precoce de possíveis atrasos no crescimento e desenvolvimento motor, auditivo e da linguagem, bem como prevenir problemas causados por hábitos deletérios, em uma Unidade de Saúde da Família (USF) na periferia do Recife-PE.
Metodologia As consultas vem sendo realizadas pela enfermeira, fisioterapeuta, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional, que fazem a avaliação mensal das crianças até dois anos, tendo como referência a caderneta de saúde da criança do Ministério da Saúde
Resultados As consultas compartilhadas tem permitido um olhar ampliado sobre a saúde das crianças, possibilitando a identificação precoce de problemas no seu desenvolvimento, sejam por fatores neurológicos ou por hábitos deletérios presentes no contexto da criança. O desenvolvimento dessas ações compartilhadas tem possibilitado um processo ativo de educação permanente entre as equipes Nasf e saúde da família e fortalecido o vínculo entre esses profissionais.
Análise Crítica A epidemia de Zika Vírus desencadeou uma série de agravos neurológicos nas crianças cujas mães foram acometidas durante o período gestacional. Este fato chamou a atenção para a importância do monitoramento do crescimento e desenvolvimento dos bebês. Dentre as estratégias para ampliar o cuidado à essa população, é imprescindível o fortalecimento das ações da APS, principalmente as realizadas a partir da colaboração interprofissional que tem particular impacto na integralidade do cuidado.
Conclusões e/ou Recomendações A puericultura faz parte do escopo das ações da APS no Brasil desde sua implantação, essa ação, quando priorizada, possibilita a identificação prévia e permite a correção do atraso por meio do acompanhamento e orientações da equipe ou o encaminhamento para os serviços especializados. Nesse sentido, a atuação das equipes do Nasf na perspectiva do apoio matricial tem colaborado para ampliar a resolutividade e a integralidade do cuidado na APS.
|