29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC27i - Puericultura e promoção da saúde infanto-juvenil |
25048 - INQUÉRITO SOBRE A PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA PUERICULTURA EM CUIDADORES DE CRIANÇAS NA REGIÃO OESTE DE BELO HORIZONTE MAYARA FERREIRA DOS REIS - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, NATHALIA LACERDA ELLER COSTA - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, AUGUSTO RANGEL MATTOS JARDIM - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, LUCAS OLIVEIRA NACIF - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS
Período de Realização Relato de experiência vivenciado durante o 1º semestre de 2017, entre os meses de fevereiro a julho.
Objeto da Experiência Cuidadores e/ou responsáveis pelas crianças de 1 a 5 anos em um bairro da região Oeste de Belo Horizonte - MG.
Objetivos Geral: Levantar o entendimento dos cuidadores a respeito da puericultura em crianças maiores de 1 ano de idade. Específicos: Detectar possíveis causas do baixo acompanhamento dessa faixa etária na Unidade Básica de Saúde local e embasar futuras ações de conscientização sobre a sua importância.
Metodologia Aplicação de questionário semiestruturado direcionado aos responsáveis das crianças matriculadas no período da tarde nas creches da região. A confecção desse questionário iniciou-se a partir de suposições levantadas pelos autores e foram complementadas por hipóteses propostas pelos Agentes Comunitários de Saúde do Centro de Saúde. O questionário abordou as características do acesso ao posto de saúde e o conhecimento sobre a relevância da puericultura para o desenvolvimento infantil.
Resultados Da amostra de 413 cuidadores, foram recebidos e avaliados 154 questionários. Nestes, detectou-se que 52% das abstenções às consultas ocorrem pela incompatibilidade dos horários de atendimento do Centro de Saúde com o turno de trabalho dos responsáveis. Apesar disso, 53% alegavam que a localização da unidade é favorável para o deslocamento. Ademais, 86% demonstraram ser conscientes da importância da puericultura, mas 22% entendem que esse acompanhamento deveria ocorrer apenas até um ano de vida.
Análise Crítica Com a aplicação do questionário, foram identificadas possíveis causas raízes da baixa adesão da puericultura após 1 ano de idade na região. Foram identificadas razões logísticas, gerenciais e culturais. Dessa forma, percebeu-se a necessidade de reavaliar os processos de trabalho da unidade, melhorando o acesso e modificando a atitude dos profissionais envolvidos para aumentar a participação da população nas rotinas de puericultura.
Conclusões e/ou Recomendações O projeto abrangeu a exposição da sua análise para os profissionais do posto. Diante disso, foi discutida a importância da conscientização dos responsáveis pelas crianças e da promoção de maior acesso à puericultura. Percebeu-se que o projeto foi essencial para identificar vários vieses presentes na prática da puericultura em questão e para propor intervenções. Cabe destacar que a continuidade desse trabalho deve ser considerada e efetivada.
|