29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC27i - Puericultura e promoção da saúde infanto-juvenil |
23724 - CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL SOBRE A VALORAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO: PROMOVENDO, PROTEGENDO E APOIANDO A AMAMENTAÇÃO NA SALA DE ESPERA FELIPE DE CASTRO FELÍCIO - UFF, LUANA ASTURIANO DA SILVA - UFF, PAOLLA AMORIM MALHEIROS DULFE - UFF, HELEN CAMPOS FERREIRA - UFF, ALDIRA SAMANTHA GARRIDO ABREU - UFF
Período de Realização A ação se deu no dia 12 de agosto de 2016, em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno.
Objeto da Experiência A promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, possíveis a partir de uma ação de educação em saúde na sala espera de uma UBS.
Objetivos Compartilhar a experiência dos residentes em enfermagem obstétrica acerca de uma ação de educação em saúde sobre amamentação, na Sala de Espera de uma UBS;
Disseminar os ideais da educação em saúde e seu potencial de transformar a realidade, destacando a importância dos enfermeiros nesse processo;
Metodologia A ação de educação em saúde foi realizada por residentes de enfermagem obstétrica na sala de espera de uma UBS, na cidade do Rio de Janeiro em 12/08/2016, comemorando à Semana Mundial de Aleitamento Materno. A Unidade em questão foi campo de ensino da Residência por quatro meses. Os sujeitos da ação foram usuários e funcionários da UBS. Utilizou-se como recursos microfone e placas de incentivo ao aleitamento, através dos quais foram disseminadas valiosas informações acerca da amamentação.
Resultados Foram promovidos o diálogo e reflexões acerca dos benefícios da amamentação para a mulher, para o bebê e para a sociedade como um todo. Ainda, os mitos e verdades que perpassam o assunto foram abordados com bastante ênfase. No decorrer da atividade foi destacado o importante papel da população no apoio e proteção do aleitamento. A partir das considerações realizadas, conseguimos observar as diversas reações e manifestações, positivas e negativas, acerca das questões em pauta.
Análise Crítica A OMS preconiza seis meses de amamentação exclusiva. Apesar dos vários esforços, amamentar ainda se configura como um grande desafio para as mães que o desejam devido a escassez de informações de qualidade na sociedade como um todo. As mulheres gestantes e lactantes devem ser alvo de ações educativas, porém é imprescindível a conscientização a nível social sobre a valoração do aleitamento. Isto permite a promoção de uma rede apoio eficaz, cuja ausência é determinante para o desmame precoce.
Conclusões e/ou Recomendações Evidenciou-se a existência de barreiras culturais a respeito desse tema, e por isso há a necessidade de ampliação desta discussão junto à toda população. A UBS permite a organização de atividades educativas que envolvem todos os usuários, incluindo familiares no pré-natal. Somente com o esforço de toda a sociedade conseguiremos promover, apoiar e proteger o aleitamento materno, contornando as dificuldades enfrentadas no que tange a este tema.
|