Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27i - Puericultura e promoção da saúde infanto-juvenil

23287 - A CONSULTA DE PUERICULTURA NA PERSPECTIVA DE MÃES USUÁRIAS DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
POLIANA REGINELE DE MELO DIAS - UFMG, NATHÁLIA CRISTINA PEREIRA DA COSTA - UFMG, MARCO AURÉLIO DE SOUSA - UFMG, ARIANA PAULA DA SILVA - UFMG, MARIA IMACULADA DE FÁTIMA FREITAS - UFMG


Apresentação/Introdução
A puericultura é o acompanhamento sistemático do crescimento e desenvolvimento da criança e é prática fundamental na Atenção Primária, com impacto direto nas taxas de morbimortalidade desta população. O Ministério da Saúde avalia a qualidade e o acesso deste procedimento a partir de indicadores, como a média de atendimentos de puericultura, que se apresenta baixa em várias regiões do país.


Objetivos
Compreender perspectivas de mães sobre a puericultura para desvelar aspectos objetivos e subjetivos que se relacionem à baixa média de atendimentos.


Metodologia
Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou como referencial a Teoria das Representações Sociais na perspectiva de Alain Giami. O cenário do estudo incluiu unidades básicas com elevadas e baixas médias de puericultura. A coleta foi conduzida por meio de entrevistas abertas com 14 mães de crianças menores de dois anos, aderentes ou não às consultas de puericultura. A análise dos dados foi realizada de acordo com o método da Análise Estrutural de Narração descrito por Demazière e Dubar.


Resultados
Foi considerado empecilho para as consultas: a distância da unidade, falta de recursos financeiros e esquecimento. A maioria das mães não reconheceu o termo puericultura ou compreende superficialmente a importância deste acompanhamento. Afirmam que comparecem à unidade principalmente quando a criança está doente e consideram a consulta como satisfatória quando o profissional atende a criança de forma integral. Algumas mães observam diferenças entre as consultas dos enfermeiros, generalistas ou pediatras, mas dão maior importância ao fato de ser bem tratadas quando o filho tem algum problema de saúde.


Conclusões/Considerações
A promoção da saúde dentro das ações de puericultura não é um valor completamente adquirido pelas mães, o que exige incentivo e incremento de informação para a população. Espera-se que essa pesquisa contribua para discussões nas unidades de saúde, viabilizando estratégias que favoreçam a puericultura, contribuindo com a melhoria da captação das crianças, da frequência das mães às consultas e da qualidade das ações.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360