29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC27i - Puericultura e promoção da saúde infanto-juvenil |
23069 - A UTILIZAÇÃO DA CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA PARA O CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE INFANTIL: PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EMÍLIA GALLINDO CURSINO - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NATHÁLIA SILVA CABRAL ANDRADE. - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, LILIANE FARIA DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, MARIA ESTELA DINIZ MACHADO - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, TALITA CRISTINA TOMAZ DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, JÉSSICA CARVALHO DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Apresentação/Introdução A Caderneta de Saúde da Criança configura-se como um instrumento de vigilância à saúde infantil por pertencer à criança e à família e, com elas, transitar por diferentes serviços de saúde. É uma estratégia privilegiada nas políticas de redução da morbimortalidade infantil, ancorada em ações de promoção da saúde. A subutilização pelos profissionais de saúde, dificulta o cuidado integral à saúde infantil.
Objetivos Identificar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre a CSC para o acompanhamento da saúde infantil; descrever fatores que interferem na utilização da caderneta para o cuidado integral à saúde da criança na vigilância à saúde infantil.
Metodologia Pesquisa descritiva-exploratória de abordagem qualitativa. Participantes: 12 profissionais de saúde, sendo 4 médicos pediatras, 7 técnicos de enfermagem e 1 nutricionista, realizada em uma Policlínica Regional de Saúde em um município do estado do Rio de Janeiro e analisada pela técnica de análise de conteúdo temática. O estudo está de acordo com as normas estabelecidas pela resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, passando pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do local determinado para a coleta de dados, de número 1.805.453. Todos os entrevistados assinaram duas vias do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Brasil, 2012).
Resultados Após análise temática do material, emergiram três categorias: o conhecimento, a experiência e a importância da CSC; fatores que interferem na utilização da CSC pelos profissionais de saúde; a parte mais utilizada da CSC pelos profissionais de saúde. Apesar dos profissionais de saúde terem conhecimento e reconhecerem a importância da caderneta, para o cuidado integral à saúde da criança, sentem-se sobrecarregados devido tarefas burocráticas, como preenchimento dos dados da criança no prontuário e na CSC, também por cobranças de produtividade e pela enorme demanda no serviço. Essas situações comprometem a adesão à caderneta em sua totalidade no cuidado à saúde da criança (Andrade et al, 2014).
Conclusões/Considerações A utilização da Caderneta de Saúde da Criança permite a avaliação da criança e a comunicação entre os profissionais da mesma equipe e também dos diferentes serviços de assistência infantil, além de contribuir para o acompanhamento da saúde da criança pela família. Portanto, a CSC possibilita o acompanhamento e a continuidade da assistência à criança no contexto do cuidado integral à saúde da criança.
|