28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC27h - Promoção da Saúde e Envelhecimento Ativo |
27315 - EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NA PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO ATIVO E SEUS ENTRAVES NO SUS SANDY SOUZA DO AMARAL - FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE, FRANCISCO DE JESUS DA ROCHA NETO - FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE, IRISJANYA MAIA GONDIM - FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE, MARIA DE FÁTIMA RIBEIRO CAMINHA - FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE
Período de Realização As ações foram realizadas em julho e outubro de 2017.
Objeto da Experiência O objeto da experiência foi um grupo de terceira idade de uma comunidade situada na cidade de Aracati-CE.
Objetivos Promover a proatividade no processo de envelhecer; inserir o idoso como protagonista do seu cuidado e reintegrá-lo na sociedade.
Metodologia Iniciou-se com um momento de acolhimento, onde o grupo pôde escolher as atividades a serem trabalhadas. Foram escolhidas atividades como: aferição da pressão arterial e oficinas de autocuidado com manicures, maquiadores e cabeleireiros. Os idosos foram direcionados a exercitarem o corpo através de alongamentos e zumba, gerando benefícios para mobilidade, além de estimular a interação social. As palestras e as dinâmicas abordaram algumas doenças e sentimentos que afetam a população sênior.
Resultados As atividades propostas foram executadas com entusiasmo, tornando possível evidenciar a boa aceitação ao processo de envelhecimento. As oficinas de beleza proporcionaram o incentivo à autoestima e admiração pessoal. Os idosos fizeram demonstrações culturais espontâneas e na roda de conversa destacaram o medo da dependência e das interferências na autonomia. Foi possível disseminar ideias errôneas e preconceitos que estão presentes no cotidiano dos idosos e familiares.
Análise Crítica Esse processo natural e gradativo acarreta limitações, como decremento da agilidade, força, mobilidade e equilíbrio. Contudo, o adoecer não deve ser considerado algo natural nessa fase. O ponto mais abordado entre o grupo foi a carência de estratégias para mudar o contexto real desse público. As atividades contribuíram para que os idosos e os familiares compreendam que essa população tem seu papel importante na sociedade, assim como qualquer outro indivíduo.
Conclusões e/ou Recomendações Através das experiências foi possível refletir as principais dificuldades de reinserção dos idosos na sociedade. A vulnerabilidade da pessoa idosa dever ser mais debatida à luz das políticas públicas. O envelhecimento ativo vai além da ausência da doença, mas envelhecer sempre esteve tão ligado a adoecer, que gerou uma escassez de programas voltados para essa categoria dentro da Estratégia Saúde da Família e do SUS.
|