Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27h - Promoção da Saúde e Envelhecimento Ativo

26264 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM IDOSOS COMO ESTRATEGIA DE CUIDADO TRANSFORMADORA
MÁRCIA CRISTINA MAIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO., CARLOS MAGNO CARVALHO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO., DENISE NEVES SABINO - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GAFFRÉE E GUINLE


Apresentação/Introdução
O modelo comumente praticado na saúde em geral consiste em uma prática fragmentada, centrada em produção de atos, predominando a desarticulação entre as inúmeras queixas dos usuários. Para a superação desse cenário, impõe-se um novo referencial, assentado no compromisso ético com a vida, com a promoção e a recuperação da saúde, através das praticas educativas integralizadoras.


Objetivos
Descrever a pratica educativa com idosos de um programa extensionista numa universidade federal do Rio de Janeiro; discutir as repercussões desta pratica para a saúde dos idosos.


Metodologia
A pesquisa tem um caráter qualitativo e descritivo. São realizadas, num primeiro momento, dinâmicas que incluem as preferencias dos idosos nas temáticas que envolvem a saúde, não restringindo os assuntos as doenças em si, mas todos os atos que envolvem a saúde em seu contexto global: hábitos, cotidiano, relação com o outro e com a comunidade. A seguir as dinâmicas trazem em seu bojo atividades lúdicas de dramatização, composição e exposição, realizadas por alunos do curso de graduação em enfermagem da referida universidade. Ao fim das atividades são realizadas entrevistas avaliativas, para avaliar os impactos das atividades e também direcionar as posteriores.


Resultados
Os idosos apontam suas preferencias e benefícios da atividade. Estas respostas são categorizadas e compõem os resultados da pesquisa. Em suma, os idosos referem mudanças no estilo de vida, estimuladas pelas atividades, que as ações não assumem o caráter de uma palestra que apenas dita o que deve ser feito, mas troca informações que podem ser adaptadas as mudanças ocorridas com o envelhecimento e cotidiano dos idosos. As atividades corroboram com conceitos de integralidade, acesso a serviços e melhoria da qualidade de vida, objetivos da politica de atenção ao envelhecimento.


Conclusões/Considerações
A troca de experiências com o idoso através das atividades educativas torna possível aperfeiçoar a assistência integral ao idoso, na realização das diretrizes com eficácia, desenvolvendo um conjunto de ações mais especifico, melhorando atuação da enfermagem na promoção do envelhecimento saudável, no tratamento racional e humanizado, voltado para o acolhimento em suas incapacidades e disfunções que se apresentam com o decorrer dos anos.

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26

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01

março

2018

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