Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27h - Promoção da Saúde e Envelhecimento Ativo

24735 - PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AO ABUSO DE CUIDADORES CONTRA IDOSOS DEPENDENTES: A FACE OCULTA DA VIOLÊNCIA FAMILIAR
VALÉRIA TERESA SARAIVA LINO - ENSP/ FIOCRUZ, NÁDIA C.P.RODRIGUES - ENSP/ FIOCRUZ, SORAYA ATHIE - ENSP/ FIOCRUZ, IDENALVA SILVA LIMA - ENSP/ FIOCRUZ, EDINILSA RAMOS SOUZA - ENSP/ FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Mundialmente, a violência contra idosos atinge proporções epidêmicas, constituindo-se numa importante causa de morbidade e mortalidade. A subnotificação global leva à imprecisão das estatísticas. No Brasil, a prevalência em áreas urbanas chega a 21% em Minas Gerais e Pernambuco. A maioria dos casos de violência ocorre no ambiente doméstico e é cometida por membros próximos ao idoso.


Objetivos
Identificar prevalência de violência de cuidadores contra idosos dependentes e fatores associados


Metodologia
Realizou-se estudo transversal na região de Manguinhos com amostra de conveniência de 135 duplas de idosos/cuidadores. Utilizaram-se instrumentos de apoio social (Escala de Apoio Social-MOS), alcoolismo (CAGE), sobrecarga ( Escala de Avaliação de Sobrecarga de Zarit) e violência (CASE) para o cuidador e de depressão (EDG), cognição (MEEM) e capacidade funcional (Katz) para o idoso. Testes estatísticos compararam os percentuais de violência, segundo as características do cuidador e do idoso e um modelo de regressão logística investigou a associação entre violência e as características de ambos.


Resultados
Mais de 30% dos cuidadores apresentaram indícios de abuso. Em relação aos cuidadores, elevados níveis de sobrecarga e problemas com álcool aumentaram em 11 e 3,8 vezes as chances de ocorrência de violência, respectivamente, quando comparados aos grupos de referência. Quanto aos idosos, homens e indivíduos com depressão tiveram chance 2,9 e 6,9 vezes maior de sofrerem maus tratos, em relação às mulheres e ao que não tinham depressão, respectivamente.


Conclusões/Considerações
A elevada prevalência de maus tratos por parte de cuidadores que apresentam altos níveis de sobrecarga, problemas relacionados ao álcool e que cuidam de idosos deprimidos requer a adoção de medidas de apoio familiar para a redução de violência doméstica.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360