Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27h - Promoção da Saúde e Envelhecimento Ativo

23967 - PENSANDO CUIDADO E VELHICE: ETNOGRAFIA EM UM ASILO
BARBARA - UFRJ


Apresentação/Introdução
Segundo dados da OMS, até 2050 haverá mais de 70 milhões de idosos no Brasil. Alguns desses idosos acabam morando em asilos. Tal realidade nos leva a indagar: como cuidar dos velhos? Como pensar formas de cuidado para velhos em asilos? Foi pensando nessas questões que iniciei uma etnografia em um asilo na Zona Norte do Rio de Janeiro.


Objetivos
O objetivo consiste em verificar como o cuidado, para além de tratamentos médicos-hospitalares, pode ser percebido em um asilo. Observar como os velhos ressignificam suas velhices em oficinas de literatura. Seria a poesia uma forma de cuidado?


Metodologia
Estou realizando uma etnografia em um asilo. Realizei a pesquisa durante o segundo semestre de 2017, por meio de observação participante, entrevistas e acompanhamento da vida cotidiana dos velhos no asilo. Por meio dessa experiência etnográfica acompanhei oficinas de leitura nas quais os idosos entraram em contato com diversos textos e formularam diversas questões, que vão desde a conjuntura política atual às memórias de infância. Registrei sistematicamente esses encontros-eventos. A etnografia objetivou, nesses encontros, nessas instâncias imprevisíveis, observar os entrecruzamentos de desejos e modos de cada pessoa a partir de suas próprias vivências e formulações.


Resultados
Percebi com o decorrer da pesquisa, que essas oficinas são instâncias, são momentos – eventos a partir dos quais meus interlocutores se transformam, se repensam e imaginam o mundo e a si mesmos com outros olhos. A partir das produções dos idosos nas oficinas observei as possibilidades e as formas de participação em uma Instituição de longa permanência. A poesia mostrou-se uma forma de cuidado e o cuidado em forma de poesia. Lendo Cecília Meireles, Moacyr Scliar, entre outros outro(a)s, construíram-se outras formas de habitar o mundo.


Conclusões/Considerações
Por meio dessa troca intersubjetiva foi possível pensar como a poesia/literatura é eficaz para se pensar na própria velhice dentro da instituição. As oficinas de literatura tornaram-se espaços de resistência, de cuidado, de resgate de memórias. Esta pesquisa, no entanto, não buscou um estudo externo que trata o velho como “problema a ser resolvido”, mas procura pensar em como os próprios velhos ressignificam suas próprias velhices.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360