Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27f - Mortalidade infantil, prematuridade e determinantes sociais em saúde

27640 - ESTIMATIVA DO COEFICIENTE DE MORTALIDADE INFANTIL NO MARANHÃO, 2013-2015
MORGANNE ARRUDA LIMA GOMES - SESMA, RAFAELA DUAILIBE SOARES - SESMA, NESTOR HENQUIRE - SESMA, LUANA SARMENTO CAMPOS PAIVA - SESMA, JOÃO PEREIRA CUNHA NETO - SESMA, MARTA ROVERY SOUSZA - UFG, RAFAEL GUIMARÃES - UFG, OTALIBA LIBÂNIO MORAIS NETO - UFG, ERIKA CARVALHO DE AQUINO - UFG, DALILA DE NAZARÉ VASCONCELOS DOS SANTOS - SESMA


Apresentação/Introdução
A mortalidade infantil (MI) é um indicador reconhecido internacionalmente para avaliar o status socioeconômico e saúde da população, refletindo as condições gerais de saúde e desenvolvimento econômico de uma região específica.A cobertura de informações de OI no Maranhão aumentou entre 2000 e 2011, apresentando o maior percentual de acréscimo no período, comparado com os outros estados.


Objetivos
objetivo deste estudo foi estimar a MI nos municípios do Maranhão entre 2013 e 2015.



Metodologia
Trata-se de um estudo ecológico desenvolvido por meio de dados do Sistema Nacional de Nascidos Vivos (SINASC) e do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do Estado do Maranhão. Foi utilizado as informações do triênio 2013-2015 para dar maior estabilidade ao indicador.
Foi realizada a correção os óbitos infantis (OI) baseada no método descrito e proposto por Almeida e colaboradores, que considera a qualidade da informação para corrigir possíveis situações de subregistro e/ou subnotificação.



Resultados
Verificou-se um CMI informado médio no Maranhão entre 2013 e 2015 de 15,1 por 1.000 NV. O maior CMI informado foi verificado na Região de Caxias (21,5 por 1,000 NV) e o menor na Região de Presidente Dutra (12,4 por 1,000 NV).
Do total de municípios, 43,3% apresentaram adequação de OI (CGMP > 5,5) e não sofreram correção do CMI. A Figura 1 mostra a distribuição espacial dos municípios segundo adequação dos OI.



Conclusões/Considerações
A análise indica a necessidade de melhoria da cobertura da OI no
Maranhão. A correção de OI no Estado pode subsidiar o monitoramento do
CMI de forma mais fidedigna e contribuir para o aprimoramento de políticas e
estratégias de intervenção no nível municipal e regional.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360