28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC27f - Mortalidade infantil, prematuridade e determinantes sociais em saúde |
26427 - CATCH-UP DE ALTURA NA INFÂNCIA E O CAPITAL HUMANO DE ADULTOS JOVENS: RESULTADOS DE UMA COORTE DE NASCIMENTOS BRASILEIRA PAOLA TRINDADE GARCIA - UFMA, MARIA TERESA SEABRA SOARES DE BRITTO E ALVES - UFMA, DEYSIANNE COSTA DAS CHAGAS - UFMA, ANTÔNIO AUGUSTO MOURA DA SILVA - UFMA, VANDA MARIA FERREIRA SIMÕES - UFMA, MARCO ANTÔNIO BARBIERI - UFMA, ROSÂNGELA FERNANDES LUCENA BATISTA - UFMA, CECILIA CLAUDIA COSTA RIBEIRO - UFMA
Apresentação/Introdução Resultados sobre desequilíbrios do crescimento e sua relação com desfechos na vida adulta são melhor observados em estudos longitudinais. Diferentes indicadores, como o atraso de crescimento na infância, podem estar associados à piores desempenhos na escolaridade, ocupação e renda, configurando o capital humano. Esse efeito é de interesse visto a potencialidade do impacto que pode produzir.
Objetivos Verificar efeito da ocorrência de catch-up de altura na infância sobre o capital humano de adultos jovens.
Metodologia Estudo longitudinal prospectivo, com dados da coorte de nascimentos de 1978/79 de Ribeirão Preto, São Paulo. Questionários padronizados foram utilizados para coleta de dados. A amostra foi composta por 2.063 indivíduos. Elaborou-se modelo teórico seguido de plano de análise pautado na modelagem com equações estruturais, utilizando-se Mplus versão 7.3. Esse plano, baseou-se na verificação do efeito do catch-up de altura sobre os desfechos definidos como a variável latente capital humano. O modelo apresentou ajuste e índices satisfatórios. Os cálculos de frequências, percentuais e p-valor dos testes para análise das perdas de seguimento foram realizados no programa Stata, versão 14.0
Resultados A variável latente “capital humano adulto” foi construída a partir da escolaridade, renda familiar e ocupação do adulto e obteve maioria das cargas fatoriais acima de 60%. Índices adequados de CFI (0,991) e TLI (0,985) e WRMR (0,926) indicaram bom ajuste do modelo. Os resultados padronizados mostraram efeito direto e significante (p=0,034) do catch-up de altura sobre o capital humano (CP=0,154), Complementarmente, observa-se efeito do capital humano materno sobre a ocorrência de catch-up de altura na infância (CP=0,160/p=0,012).
Conclusões/Considerações O catch-up de altura, compreendido como fator corretivo para prováveis problemas no crescimento, revela-se como fator importante, pois pode conduzir a recuperação da altura final, elemento chave e indicador sensível para as melhores condições socioeconômicas e de saúde. Este achado fortalece a concepção de que para melhorar as perspectivas do capital humano é necessário, também, pensar estratégias que possam garantir o crescimento adequado na infância.
|