Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27f - Mortalidade infantil, prematuridade e determinantes sociais em saúde

22079 - “BEM CORRIDO, MUITO CORRIDO...”: EXPERIÊNCIAS DE CUIDADO DE MÃES DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA POR ZIKA
PAULO ROBERTO LIMA FALCÃO DO VALE - UEFS, JAYANNE MOREIRA CARNEIRO - UEFS, DEISYANE VITORIA ALVES - UEFS, EVANILDA SOUZA DE SANTANA CARVALHO - UEFS


Apresentação/Introdução
As famílias se (re)organizam face o adoecimento de um familiar, relações interpessoais estreitam ou afastam-se, entretanto mantêm-se o papel materno como cuidadora natural e gestora do cuidado. Os familiares rememoram experiências de cuidados anteriores e legitimam suas práticas com valores apreendidos intergeracionalmente, elas acumulam saberes a partir do “estar próximo” de outras crianças.


Objetivos
Compreender as experiências, saberes e práticas de cuidado de mães de crianças com microcefalia por Zika vírus.


Metodologia
Estudo qualitativo, fundamentado na perspectiva etnometodológica, realizado entre setembro e novembro de 2017, a partir de entrevistas em profundidade e do Desenho Estória-Tema com 11 familiares das crianças com microcefalia. Para análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo temática proposta por Minayo. O estudo teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana, no estado da Bahia.


Resultados
As mães experienciam o dia a dia organizando e limpando o ambiente doméstico, exercendo os cuidados aos filhos e o cuidado específico à criança com microcefalia, referentes a: ninar, pois as crianças choram com frequência, necessitando que a mãe passe horas com a criança no colo; dar banho; trocar fralda; alimentar; brincar; e, estimular. Elas aprendem a diferenciar as deficiências cognitivas, psicomotoras, auditivas e visuais; reconhecem os avanços no desenvolvimento e as novas necessidades das crianças; identificam episódios de convulsão; consideram a paciência e a atenção relevantes para o cuidado; e, buscam apreender sobre novas temáticas e termos desconhecidos como calcificações.


Conclusões/Considerações
É necessária a aplicação de instrumentos de avaliação familiar e a realização de consultas familiares, enfatizando o compartilhamento do cuidado e atividades domésticas para atenuar a sobrecarga de tarefas das mães. Recomendamos que os familiares ampliem sua rede de apoio social para prevenir adoecimentos psicoemocionais. Cabem aos profissionais de saúde, principalmente aos com vínculo fortalecido, colaborarem na cogestão do cuidado familiar.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360