Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27e - Crianças cronicamente adoecidas, descobertas e desafios para a saúde

26711 - RECÉM-NASCIDOS COM MALFORMAÇÕES GRAVES NA UTI NEONATAL: PARTICULARIDADES DA RELAÇÃO MÃE-BEBÊ
LETÍCIA WARWAR ZAFFARI - INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE DA MULHER, DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FERNANDES FIGUEIRA (IFF/FIOCRUZ), MARIA AUXILIADORA MONTEIRO VILLAR - INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE DA MULHER, DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FERNANDES FIGUEIRA (IFF/FIOCRUZ), MARIA DE FÁTIMA JUNQUEIRA-MARINHO - INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE DA MULHER, DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FERNANDES FIGUEIRA (IFF/FIOCRUZ)


Apresentação/Introdução
As malformações congênitas impactam a relação inicial mãe-bebê principalmente pela distância entre bebê idealizado e bebê real. Quando as malformações apresentam letalidade precoce, se acrescenta ainda a possibilidade de morte iminente. O diagnóstico de malformações com alta probabilidade de óbito no período neonatal repercute na relação mãe-bebê, podendo gerar um processo de luto antecipatório.


Objetivos
A pesquisa teve como objetivo investigar a relação mãe-bebê em casos de bebês malformados com alta probabilidade de óbito no período neonatal.


Metodologia
Em relação à metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa, com as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevista narrativa e observação participante. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), com número CAAE 53370016.9.0000.5269 e a coleta de dados ocorreu entre março e setembro de 2016. As participantes foram seis mães de recém-nascidos malformados com alta probabilidade de óbito no período neonatal.


Resultados
1) Notícias recebidas no pré-natal: possibilidades de compreensão e elaboração: A notícia de malformação fetal pode ser, incialmente, de difícil elaboração. A maioria das mães precisou de um tempo que ultrapassou a gestação para compreender a gravidade das malformações. 2) O (não?) encontro com o bebê real: a malformação do bebê e sua gravidade: Após o nascimento, as mães apresentaram reações de choque ao se depararem com um bebê pequeno, com aparelhos e marcas no corpo, diferente do esperado. 3) Lidando com o real: suporte, negação e luto: A maioria das mulheres se encontrava no processo de luto antecipatório. Apesar da iminência da perda, o momento presente apareceu como algo valorizado.


Conclusões/Considerações
A especificidade envolvida nos casos de bebês malformados requer um preparo dos profissionais de saúde que formações acadêmicas tradicionais deveriam contemplar. Este trabalho, além de fornecer subsídios para o acolhimento dessas mulheres, fortalece a importância de formulação de políticas públicas que abarquem estes bebês e suas famílias – desde o pré-natal, incluindo nascimento, internação e acompanhamento até o óbito.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360