Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27e - Crianças cronicamente adoecidas, descobertas e desafios para a saúde

26466 - SOBRE REDES VIRTUAIS, SENTIDOS E AÇÕES TECIDAS: QUAIS SAÍDAS PARA A PEREGRINAÇÃO POR ACESSO À ATENÇÃO ESPECIALIZADA EM UMA LINHA DE CUIDADOS PARA A SAÚDE DA CRIANÇA?
MICHELE FERREIRA DA SILVA - UFRJ, MARTHA CRISTINA NUNES MOREIRA - IFF/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
O aumento de crianças convivendo com doenças crônicas nas últimas décadas tem acrescido ainda mais desafios aos sistemas de saúde pública em todo o mundo. Considerando esse contexto, torna-se relevante investigar a potencialidade da organização espontânea de redes sociais e a contribuição dos profissionais da saúde no âmbito do SUS, como atores no campo dos cuidados voltados a esta população.


Objetivos
Assim, neste estudo, buscou-se apreender as perspectivas de fonoaudiólogos organizados em um grupo virtual, relacionadas às dificuldades de crianças com alterações do desenvolvimento no acesso à atenção especializada do município do Rio de Janeiro.


Metodologia
Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa dividida em dois momentos: (I) Um momento exploratório, caracterizado pela observação da dinâmica interacional do grupo virtual durante 30 dias. (II) Um momento de entrevistas presenciais, individuais e com roteiro semi-estruturado, realizadas com 14 participantes desse grupo virtual. As entrevistas foram transcritas, posteriormente analisadas e interpretadas à luz da teoria relacional das redes sociais e da perspectiva do interacionismo simbólico.


Resultados
Os participantes definiram o acesso de crianças à rede especializada do município do Rio de Janeiro como difícil. Houve relatos sobre a existência de lacunas na rede de atenção e barreiras nos fluxos dos encaminhamentos das crianças aos serviços de saúde. Outro achado do estudo foi a descoberta de um grupo virtual formado por profissionais da saúde com forte característica auto-organizativa, autogestionada e empreendedora. Neste sentido, evidenciou-se que o grupo de profissionais passou a utilizar a comunicação virtual como um meio para mediar o comunitário e o estatal, buscando facilitar o acesso de crianças aos serviços da atenção especializada.


Conclusões/Considerações
Concluiu-se que a presença de mediadores individuais e coletivos no âmbito dos cuidados em saúde pode beneficiar crianças com dificuldades de acesso aos serviços especializados da rede SUS. Além disso, a comunicação virtual foi utilizada pelos sujeitos em estudo como uma forma de mantê-los conectados e também de inserir os usuários do sistema nos fluxos de encaminhamentos dentro das linhas do cuidado em saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360