Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27e - Crianças cronicamente adoecidas, descobertas e desafios para a saúde

25584 - CRIANÇAS VÍTIMAS DE QUEIMADURA GRAVE: ANÁLISE DA VULNERABILIDADE A PARTIR DA NARRATIVA DOS PAIS
PAULO ROBERTO MOCELIN - UFMA, FERNANDO LAMY FILHO - UFMA, ZENI CARVALHO LAMY - UFMA, ADRIANA FURTADO BALDEZ MOCELIN - UNICEUMA, DANIELA SANTOS BOSAIPO - UFMA, CLARICE MARIA RIBEIRO DE PAULA GOMES - UFMA, RENATA CAROLINE DE SOUSA MOREIRA - UFMA


Apresentação/Introdução
A queimadura está entre os acidentes mais doloridos e traumáticos. Sua importância decorre não apenas da grande incidência, mas, principalmente, pela sua capacidade de produzir sequelas funcionais, estéticas e psicológicas, e alta taxa de mortalidade. O tratamento é complexo com implicações de ordem física, psíquica e social.


Objetivos
Analisar a vulnerabilidade individual, social e programática de crianças vítimas de queimadura grave a partir da narrativa da experiência dos pais.


Metodologia
Pesquisa qualitativa com crianças com queimadura grave, atendidas nos dois hospitais de urgência do Município de São Luís, MA no período de abril de 2016 a março de 2017. A amostra foi constituída de oito crianças classificadas como grande queimado e identificadas em estudo quantitativo prévio, populacional, realizado com 38 crianças, atendidas neste período. Foram realizadas entrevistas estruturadas e semiestruturadas com os pais, gravadas e submetidas à análise de conteúdo na modalidade temática.


Resultados
A ocorrência de acidentes foi maior em famílias com mais de um filho, sendo o filho mais novo o mais frequentemente atingido. Os pais vivenciaram sentimento de culpa por não prevenirem o acidente. A facilidade de acesso da criança à cozinha, a prática de queima de dejetos no quintal e de preparo de alimentos com fogareiro ou no chão potencializaram o risco. A assistência foi deficitária em todos os níveis de atenção. A interação entre fatores cognitivos, ambientais, ausência de campanhas de prevenção, déficit de serviço público e de atendimento criaram condições determinantes para os acidentes e agravo do prognóstico.


Conclusões/Considerações
É imperativo investimentos em campanhas de prevenção junto aos pais, escolas, igrejas e mídia, além da adoção de políticas públicas que proporcionem infraestrutura de moradia e serviços públicos adequados.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360