Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27e - Crianças cronicamente adoecidas, descobertas e desafios para a saúde

24099 - CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA (CIAP) E O DESAFIO DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER INFANTOJUVENIL
MARIANA BOULITREAU SIQUEIRA CAMPOS BARROS - UFPE/CAV, THAÍS MARIA RIBEIRO LIMA - UFPE/CAV, ISABELLE MARIA FREITAS SILVA - UFPE/CAV, VERA LÚCIA LINS DE MORAIS - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO OSWALDO CRUZ, MAGALY BUSHATSKY - UPE, RANIELE OLIVEIRA PAULINO - UFPE/CAV


Apresentação/Introdução
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil por ano em 2017 e que ocorrerá 12.500 novos casos em 2018 (INCA).


Objetivos
Singularizar o câncer infantojuvenil conforme a Classificação Internacional da Atenção Primária (CIAP-2).


Metodologia
Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa, com entrevistas realizadas com os pais/responsáveis de crianças e adolescentes com diagnóstico confirmado de câncer em 2016 em uma unidade de referência em Recife, Pernambuco. A sintomatologia relatada foi classificada conforme a CIAP em sua segunda versão, sendo os dados analisados em medidas absolutas e relativas. Tem aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE 42167315.4.0000.5208.


Resultados
Entre os 97 pais e responsáveis entrevistados, houve maior frequência do sexo masculino (56,7%), com diagnósticos de leucemia (43,3%), tumores ósseos (17,5%) e linfomas (10,3%), respectivamente. Conforme a CIAP-2, entre as sintomatologias referidas, 69,07% faz parte do capítulo A, Sinais e Sintomas Gerais e Inespecíficos. 69,4% dos pacientes com diagnóstico confirmado de leucemia relataram febre como principal sintoma. Já os pacientes com tumores ósseos malignos, 58,8% referiram tumor localizado, a maioria localizado no joelho (35,3%). As crianças e adolescentes com diagnóstico de linfoma apresentaram como sintoma principal vômito (60%).


Conclusões/Considerações
Por esta inespecificidade, urge a necessidade de alertar e capacitar os profissionais na suspeição precoce dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, subsidiando assim um melhor prognóstico.
Descritores: neoplasias; saúde da criança; saúde do adolescente.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360