27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC27d - Envelhecimento e Gênero |
26613 - A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS KEILA ALMEIDA - GRADUANDA FAC. DE AMERICANA- FAM, PATRICIA NATIELI RODRIGUES - GRADUANDA FAC. DE AMERICANA - FAM, CRISTIANE PEREIRA CASTRO - FACULDADE DE AMERICANA - FAM, ALINE BEDIN ZANATTA - FACULDADE DE AMERICANA - FAM, TATIANA GIOVANELLI VEDOVATO - FACULDADE DE AMERICANA - FAM
Apresentação/Introdução As quedas entre idosos é um fato rotineiro, estando entre os problemas clínicos que mais os acometem. As consequências podem ser tanto físicas, psicológicas e sociais para os idosos. Ao enfermeiro cabe a implantação de programas e avaliação de planos de intervenções, visando sempre a promoção e prevenção da saúde dos idosos com orientações sobre quedas aos próprios idosos, familiares e cuidadores.
Objetivos Analisar na literatura a atuação da equipe de enfermagem na prevenção de quedas em idosos; identificar fatores de risco associados às quedas e levantar as ações desenvolvidas pela equipe de enfermagem para prevenir a ocorrência de quedas em idosos.
Metodologia Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Definiu-se como questão norteadora do estudo: qual é o papel desenvolvido pela equipe de enfermagem no que se refere à temática de queda em idosos? Compuseram a revisão artigos na íntegra disponíveis online e em português com palavras chave: idosos, prevenção, quedas, enfermagem e intervenções, das bases de dados Scientific Eletronic Library Online - SCIELO e Biblioteca Virtual da Saúde - BVS entre os anos de 2012 a 2016. A pesquisa foi realizada no período de abril a novembro de 2017. Foram encontrados 50 artigos, no entanto, após análise das autoras, somente oito artigos fizeram parte desta revisão.
Resultados Os artigos apresentaram fatores de risco intrínsecos associados a quedas – mudanças fisiológicas, idade, sexo feminino, osteoartrose, doenças cardiovasculares e diminuição da acuidade visual e fatores extrínsecos – mobiliário e adereços inadequados, falta de barras de segurança; Sobre a atuação da Equipe de Enfermagem na prevenção de quedas foram as atividades de capacitação da equipe, implantação de protocolo de prevenção de quedas, palestras educativas, políticas públicas que possibilitassem a implantação de intervenções para prevenção de queda em idosos nas instituições, além de orientações diretas do enfermeiro ao idoso/familiar nos domicílios e durante as consultas de enfermagem.
Conclusões/Considerações A assistência de enfermagem ao idoso torna-se indispensável no oferecimento das orientações adequadas para prevenção de problemas que possam ocasionar o evento da queda, além das intervenções simples com itens de segurança do paciente. Considera-se a atuação do enfermeiro como imprescindível para bons resultados de prevenção de quedas em idosos.
|