Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27d - Envelhecimento e Gênero

24227 - POLIFARMÁCIA EM IDOSOS ATENDIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
JULIANA FERNANDES CABRAL - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, ARIANE DOMINGAS DA CONCEIÇÃO LIMA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, AGEO MÁRIO CÂNDIDO DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - CAMPUS CUIABÁ, JULIANA BENEVENUTO REIS - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, FABIANO SOUZA DO NASCIMENTO - UNIVAG


Apresentação/Introdução
A polimedicação é considerada um problema de saúde pública, para fins do estudo foi considerada polifarmácia como o uso de cinco ou mais medicamentos de forma contínua (CARVALHO et al., 2012), embora alguns estudos utilizem diferentes conceitos, outros não especificam o número de fármacos, utilizando o termo polifarmácia para o uso concomitante de múltiplos fármacos (PEREIRA, 2017).


Objetivos
Analisar o perfil dos idosos que fazem uso da polifarmácia.


Metodologia
Estudo transversal, realizado no município de Várzea Grande, Mato Grosso, com 377 idosos cadastrados nas Estratégias de Saúde da Família residentes na zona urbana e foram excluídos idosos com qualquer tipo de distúrbio psiquiátrico, deficiência mental, sequela grave de Acidente Vascular Encefálico. Para avaliação da polifarmácia perguntou-se ao idoso quantos medicamentos utilizava continuamente. Os dados foram analisados através da estatística descritiva, utilizando-se o programa Epi-Info versão 7.0.


Resultados
Observa-se a prevalência de uso de polifarmácia de 24%, que reflete a média nacional. Os idosos que fazem o uso da polifarmácia são em sua maioria mulheres (69%), com idade 60 a 69 anos (60%), que estudaram apenas o ensino fundamental incompleto (54%), com renda maior que meio salário mínimo (66%) e que vivem acompanhados (90%). No presente estudo obteve-se como perfil de saúde da pessoa idosa que faz o uso da polifarmácia, idoso com auto avaliação da saúde regular (41,4%) e ruim (21%), independente para atividades de vida diária e atividade instrumental de vida diária, sem sintomas depressivos sem risco de desnutrição e com índice de Comorbidade 3 ou 4.


Conclusões/Considerações
Observou-se que a polifarmácia é comum entre os idosos atendidos nas estratégias saúde da família do município de Várzea Grande - MT, a prevalência está dentro da média nacional, com perfil e determinantes de uso semelhante a outros municípios brasileiros. O uso da polifarmácia é aumentado pelas comorbidades, além disso, provavelmente pela facilidade ao acesso às farmácias da rede básica e populares.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360