Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27b - Gestação e Maternidade: Saberes, cuidado e práticas

27869 - QUANDO ACABA O PUERPÉRIO? A EXPERIÊNCIA DO PÓS-PARTO ENTRE MULHERES DE CAMADAS MÉDIAS.
MARTA PEREIRA MILITÃO DA SILVA - FM-USP


Apresentação/Introdução
Nos últimos anos, a noção de puerpério vem sendo objeto de discussões e ressignificações em espaços de debate de grupos de mães. O pós-parto vem sendo tratado como uma experiência que envolve aspectos sociais, culturais e emocionais, e não apenas como um período definido temporalmente. Essa caracterização se afasta da definição médica que considera apenas os critérios físicos para sua determinação.


Objetivos
O estudo teve como objetivo compreender a experiência do pós-parto para as mulheres do universo simbólico das camadas médias, identificar a noção de puerpério com a qual operam, bem como os elementos definidores do período.


Metodologia
A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa e composta pela análise de nove entrevistas em profundidade com puérperas, pela observação de duas comunidades de discussão online, uma pró parto normal e outra pró cesárea, e pela análise de treze relatos de amamentação e puerpério publicados em blogs de maternidade


Resultados
Os resultados apontam que a experiência do pós-parto para mulheres de camadas médias é marcada pela vivência de situações relativas à elaboração do parto vivido versus o parto idealizado, à experiência da amamentação, à vivência do isolamento social, às mudanças nas relações familiares, e à volta ao trabalho. A ambiguidade das emoções sentidas e a descoberta de um lado da maternidade “sobre o qual ninguém fala” também marcam essa etapa. Destaca-se a grande atividade online das puérperas nas diversas plataformas, seja em comunidades de discussão, sites sobre assuntos específicos ligados à maternidade, espaços dedicados à relatos, testemunhos, grupos de apoio, etc.


Conclusões/Considerações
O puerpério para o grupo estudado é vivido por cada mulher de forma única. Sua definição está ligada à noção de transição, isto é, é um período de mudança, de transformação da identidade de mulher para a de mãe. Quando a mulher consegue superar a transição e se adaptar à nova realidade transforma sua vivência em objeto de reflexão, em uma experiência dotada de sentido e que é relatada e compartilhada com outras mulheres.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360