27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC27b - Gestação e Maternidade: Saberes, cuidado e práticas |
26065 - PERCURSO DAS GESTANTES DENTRO DOS SISTEMAS DE SAÚDE E A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MATERNO-INFANTIL CATARINA LABORÊ VIDAL FERNANDES - UECE, MARDÊNIA GOMES FERREIRA VASCONCELOS - UECE, ADRIANO FERREIRA MARTINS - UFC, KELLYANNE ABREU SILVA - UECE, ILVANA LIMA VERDE GOMES - UECE, KILMA WANDELEY LOPES GOMES - UECE, SUYANNE FREIRE DE MACÊDO - UECE
Apresentação/Introdução A assistência pré-natal tem papel decisivo no resultado da gestação, visando à promoção da saúde da gestante e do feto. No Brasil, as taxas de morbimortalidade materna, nos dias atuais, permanecem muito altas. Nesse sentido, compreender o percurso que as gestantes fazem se mostra muito importante para reduzir possíveis fatores complicadores no itinerário pela busca de uma assistência de qualidade.
Objetivos Descrever o percurso de gestantes dentro de um sistema de saúde e avaliar a qualidade da assistência na rede de atenção à saúde materno-infantil
Metodologia Pesquisa de Campo orientada pela abordagem qualitativa, realizada em janeiro de 2018, no município de Fortaleza, em dois hospitais de referencia em alta complexidade da rede do Estado do Ceará, com 15 mães de recém-nascidos prematuros (RNPT) com idade gestacional (IG) <37 semanas ao nascer. Realizou-se entrevista semi-estruturada e observação para coleta das informações, as entrevistas foram gravadas, transcritas, e submetidas à análise temática. Utilizou-se o termo de consentimento livre e esclarecido e a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Estadual do Ceará pelo parecer nº 2.495.421.
Resultados A busca por Cuidados de Saúde percorrida apontou que as mesmas constroem diferentes percursos e, consequentemente, acabam por construir diferentes cenários ao depararem-se com a arena de cuidado. O setor profissional prevaleceu quando comparado ao setor popular. A busca pelo posto de saúde surgiu como o principal local de assistência, bem como uma grande preocupação com a automedicação. Em relação a peregrinação em busca de cuidado à saúde para si e para seu filho, a pesquisa constatou uma adesão total das mães quanto ao que se refere à satisfação com a qualidade da assistência prestada ao binômio mãe-filho, em ambos os hospitais.
Conclusões/Considerações Ressalta-se a importância dos profissionais e do próprio serviço desenvolverem competências comunicativas e de escuta eficaz para que o cuidado seja realizado de forma humanizada. Na avaliação pressupõe-se estrutura adequada a um bom processo de assistência à saúde. Espera-se contribuir para novas discussões acerca da melhoria da qualidade da atenção em saúde das Redes de Atenção à Saúde Materno-infantil.
|