Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27a - Protagonismo e promoção de saúde

27973 - VIOLÊNCIAS NAS RELAÇÕES AFETIVO-SEXUAIS DE ADOLESCENTES: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA LITERATURA.
RENATA DE SOUZA CARVALHAES - IMS/ UERJ, CLAUDIA MERCEDES MORA CÁRDENAS - IMS/UERJ


Apresentação/Introdução
A violência nas relações afetivo-sexuais de adolescentes ocorre com frequência e dificilmente estes sujeitos buscam ajuda institucional, familiar e de amigos. Porém, no Brasil não há políticas públicas voltada para esta questão e é um tema incipiente na acadêmia. Este estudo parte de uma revisão exploratória da literatura sobre o assunto e traz reflexões sobre os principais pontos investigados.


Objetivos
O presente trabalho visa levantar os estudos produzidos na América Latina, Portugal e Brasil que discutem a violência nas relações afetivo-sexuais de adolescentes, e identificar as lacunas e abordagens do tema.


Metodologia
Levantamento exploratório sobre violência nas relações afetivo-sexuais de adolescentes em bases de dados como: Biblioteca Virtual em Saúde e Sociological Abstract. Foram selecionadas para este trabalho pesquisas de Portugal, América Latina e Brasil.
O período pesquisado foi de 2000 a 2017 e os descritores utilizados foram: violência no namoro, violência entre parceiros íntimos, adolescente e sexualidade. Foi levantado sobre violência: dissertação (1), tese (1), artigos (21), relatório de pesquisa (1) e livro (2). Os achados sobre prevenção foram: dissertação (4), artigos (9) e monografia (1).
Há uma escassez de estudos no Brasil e as publicações mais relevantes são de meados de 2010.



Resultados
Grande parte dos estudos são quantitativos e levantam as prevalências, as características da violência, o sexo do agressor/vítima e fator de risco. Os dados parecem apontar uma homogeneidade, porém é pouco problematizada a realidade sociocultural e o significado da violência para os adolescentes. Os estudos diferem quanto as análises de gênero.
Apesar da pouca literatura sobre o tema, no levantamento surgiram trabalhos sobre prevenção. Estes estudos têm a escola como o principal local de intervenção, se baseiam em conceitos a priori, fazem uso de variáveis cognitivas e comportamentais e pouco avaliam a necessidade dos adolescentes e o modo que eles vêm agenciando a violência nas relações.


Conclusões/Considerações
Identificamos a necessidade de avanços nos estudos sobre violência nos relacionamentos de adolescentes e inserção do tema nas pautas de políticas públicas no Brasil. Todavia, é fundamental compreender as visões dos jovens, possibilitar diálogos horizontais que vão além de lógicas de controle da sexualidade e conceitos prévios sobre a violência, promovendo protagonismo dos sujeitos e agenciamento diante relações percebidas como violentas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360