27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC27a - Protagonismo e promoção de saúde |
27049 - VISITA GUIADA À MATERNIDADE: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MÃE E DA CRIANÇA MARIA IRACEMA CAPISTRANO BEZERRA - ESP/CE, REBECA BANDEIRA BARBOSA - UFC, ANA PAULA SILVEIRA DE MORAIS VASCONCELOS - ESP/CE
Período de Realização A experiência foi realizada no período compreendido entre os meses de agosto e dezembro de 2016.
Objeto da Experiência A vivência de gestantes e seus acompanhantes (esposos ou companheiros) em visita guiada a uma maternidade de um município da região leste do Ceará.
Objetivos Realizar atividades de promoção da saúde para gestantes e seus acompanhantes no momento da visita guiada à maternidade; Estabelecer vínculo entre a gestante e seu acompanhante com a maternidade de referência, oferecendo segurança e retaguarda hospitalar para atender as necessidades deste público.
Metodologia Trata-se de uma experiência ocorrida entre os meses de agosto e dezembro de 2016 em um município da região leste do Ceará. Esta experiência ocorreu durante o curso do Programa de Residência Multiprofissional em Área Profissional da Saúde na modalidade multiprofissional de uma das autoras e sob a supervisão docente das outras autoras. As atividades da equipe de residentes com gestantes e seus acompanhantes ocorriam nas últimas quartas-feiras de cada mês onde eram realizadas as visitas guiadas e sessões educativas.
Resultados As visitas guiadas consistiam em conhecer a instituição de saúde que as gestantes iriam se vincular posteriormente bem como em atividades educativas, com a equipe multiprofissional. As atividades de cada visita eram divididas em três momentos: apresentação da unidade hospitalar; sessões educativas com temáticas da gestação, parto e puerpério; e, por fim, exposições dialogadas com temas sobre trabalho de parto, alimentação, cuidados com o recém-nascido dentre outros.
Análise Crítica Durante o momento da exposição dialogada, notou-se o surgimento de questionamentos que não foram sanados nas consultas de pré-natal, a saber: sinais e sintomas do trabalho de parto, documentação necessária para ser levada à maternidade no momento da internação, alimentação, cuidados com o recém-nascido, dentre outros. Pôde-se perceber maior autonomia, segurança e confiança das gestantes e maior vínculo com a equipe do hospital o que oportunizou uma vivência hospitalar positiva durante o parto.
Conclusões e/ou Recomendações Com esta experiência, evidenciou-se a importância das visitas guiadas para estabelecimento de vínculo das gestantes (e seus acompanhantes) com a instituição onde o parto ocorrerá e oferecer um direcionamento para as mesmas. Também foram observadas fragilidades nas consultas de pré-natal, devido a questionamentos que emergiram nas sessões educativas e que devem ser abordados desde o primeiro contato da mulher na atenção primária enquanto gestante.
|