27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC27a - Protagonismo e promoção de saúde |
25604 - VIOLÊNCIA INFANTIL E SEUS IMPACTOS NO COMPORTAMENTO LÚDICO ANA CLAUDIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO, RHAIANE APARECIDA LOPES SOUZA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO
Apresentação/Introdução A criança exposta a violência pode apresentar alterações em diferentes áreas do desenvolvimento. Estudos investigaram efeitos nocivos da violência infantil e sugerem que tais crianças são mais propensas a atrasos no desenvolvimento das habilidades do brincar e nas interações sociais. Pela brincadeira, as crianças elaboram as experiências traumáticas vividas, expressando no brincar suas histórias.
Objetivos O objetivo deste estudo foi analisar a influência da violência infatil em crianças pré-escolares na qualidade das habilidades de iniciar e organizar o brincar.
Metodologia Pesquisa aplicada, descritiva, não experimental, transversal, de caráter quali-quantitativo. Foram investigadas 10 crianças pré-escolares, ambos os sexos, com indicadores comprovados de violência, acolhidas em instituição de proteção infanto-juvenil sob guarda do juizado da infância e adolescência. O instrumento utilizado (Avaliação do Faz de conta Iniciado Pela Criança – ChIPPA) avaliou as habilidades em iniciar e organizar o brincar. Com base no ChiPPA foram analisadas as pontuações obtidas na Porcentagem de Ações Elaboradas no Faz de Conta (PEPA), considerando-se 2 categorias de análise: brincar imaginativo-convencional e brincar simbólico. Os resultados obtidos foram comparados com escores padronizados.
Resultados Os dados mostraram que na avaliação do brincar imaginativo-convencional, 10 crianças apresentaram PEPA com atraso significativo. Na sessão do brincar simbólico 8 crianças apresentaram atraso significativo, 1 apresentou atraso para a idade e 1 desempenho dentro da média. A análise combinada do brincar imaginativo convencional com brincar simbólico mostrou que todas as crianças (100%) apresentaram desempenho na qualidade do brincar com atrasos significativos. Dessa forma pode-se elaborar perfis parciais típicos e atípicos do brincar de crianças vítimas de violência a partir de comportamentos identificados e mensuráveis, para futuras detecções precoces em pré-escolas.
Conclusões/Considerações A avaliação ChIPPA forneceu dados úteis e relevantes para investigação da habilidade lúdica. Apesar da amostra pequena em virtude da dificuldade de rastreamento da demanda estudada, os dados apresentados mostraram atrasos significativos do brincar, sugerindo um brincar atípico dessa população. Pretende-se continuar a investigação e traçar um perfil do lúdico dessas crianças, para detecção precoce
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