Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27a - Protagonismo e promoção de saúde

25265 - GRUPO PAPO COR DE ROSA: UMA ABORDAGEM COM ADOLESCENTES
PATRÍCIA VIEIRA - SANTA MARCELINA, CATARINA ODETE SOUZA DE JESUS - SANTA MARCELINA, GABRIELA CARVALHO DE ARAÚJO - SANTA MARCELINA, SILVIA REGINA TAVARES ARAÚJO DA SILVA - SANTA MARCELINA, THAÍS ALVES DE LIMA - SANTA MARCELINA


Período de Realização
A experiência foi desenvolvida no período de março a junho de 2017.


Objeto da Experiência
Realizar ações de caráter multiprofissional voltada à educação em saúde na adolescência.


Objetivos
Aproximar os adolescentes do serviço de saúde, melhorando a adesão às consultas, campanhas e demais grupos da unidade.
Empoderar os adolescentes para seu fortalecimento e enfrentamento das situações vivenciadas. Auxiliar na percepção da auto-imagem, convivência familiar e perspectivas de vida.


Metodologia
A equipe multiprofissional de residentes em Saúde da Família, com o auxílio de uma agente comunitária de saúde, realizou atividades semanais com adolescentes do sexo feminino, selecionadas junto à equipe de saúde da família. As atividades foram trabalhadas através de dinâmicas e rodas de conversa. Foram abordados temas atuais e recorrentes neste ciclo de vida, como sexualidade, álcool e drogas, autocuidado, imagem corporal, relacionamentos e projeto de vida.


Resultados
Participaram da ação 7 adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos. Foram realizados 7 encontros semanais. Propostas atividades de rastreamento de demandas prevalentes; registro de auto-imagem e percepção do outro; discussão e conscientização sobre responsabilidades; atividade lúdica sobre relacionamentos e inserção no mundo virtual; dinâmica de perguntas e respostas sobre cuidados em saúde, destacando sexualidade, álcool e outras drogas; e construção compartilhada dos projetos de vida.


Análise Crítica
Dada dificuldade de adesão e a falta de atividades especificas a esse público, observamos que o grupo proporcionou às adolescentes a aproximação e inserção nas ações no serviço de saúde. De forma individual também contribuiu para maior compreensão de temáticas importantes para este ciclo de vida. Com isso, favorece a formação profissional das executantes.


Conclusões e/ou Recomendações
A partir da experiência, conclui-se que é necessária a participação dos adolescentes na construção e execução das atividades propostas. A fim de que o significado das ações seja construído de forma compartilhada, impactando positivamente na condição de saúde e qualidade de vida.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360