Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27a - Protagonismo e promoção de saúde

24452 - INDICADORES DE QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA
CICERA LUCIANA DA SILVA SOBREIRA - URCA, MARIA DE FÁTIMA ESMERALDO RAMOS DE FIGUEIREDO - URCA, JAMESON MOREIRA BELÉM - URCA, GLAUCIA MARGARIDA BEZERRA BISPO - UFC, MARILIA ENÉZIA BEZERRA DE OLIVEIRA - UECE, MANOEL AGNOBERTO PINHEIRO GONÇALVES - FJN, JAQUELINE ALVES SILVA TORQUATO - URCA, GLAUBERTO DA SILVA QUIRINO - URCA


Apresentação/Introdução
Uma assistência pré-natal qualificada repercute de forma positiva no período gestacional e seu desfecho. Além de obter informações sobre a evolução da gestação, mudanças físicas e emocionais que irão ocorrer fisiologicamente, em relação ao parto e amamentação, a gestante, ao iniciar precocemente e participar da assistência pré-natal aumenta a possibilidade de uma gestação saudável e tranquila.


Objetivos
Avaliar os indicadores de resultados da atenção da assistência pré-natal realizada na Estratégia Saúde da Família (ESF).


Metodologia
Trata-se de um estudo transversal de natureza quantitativa, que integra um projeto maior intitulado "Avaliação da qualidade do pré-natal" desenvolvido no Hospital e Maternidade São Lucas no período de Abril de 2017 a Agosto de 2017, com puerperas e que tenham sido acompanhadas em qualquer uma das 68 equipes da ESF do município de Juazeiro do Norte. Este estudo terá enfoque na avaliação dos resultados da qualidade do pré-natal, a luz do referencial proposto por Donabedian (1994), que inspirado na teoria sistêmica apresenta a tríade “Estrutura, processos e resultados” como modelo simplificado e reduzido da realidade em avaliação em saúde.


Resultados
Percebe-se um índice favorável de mulheres que realizaram pré-natal no município, com mínimas intercorrências, conforme citado pelas mesmas e comprovado em seus prontuários. O aleitamento exclusivo se manteve presente fortemente entre as participantes do estudo, o que trás inúmeros benefícios ao recém-nascido, embora não seja um reflexo de orientações recebidas no pré-natal devido a falta de registro. O parto mais prevalente estatisticamente foi o cesáreo, apesar da proposta de humanização ao parto e nascimento que visa reduzir o número de partos cirúrgicos. A falta de registro nos prontuários e cartões analisados chamou a atenção, pois demonstram fragilidade na assistência prestada.


Conclusões/Considerações
O desenvolvimento do estudo evidenciou dados sensivelmente positivos em relação a ausência de morte materna, fetal ou neonatal no período da coleta de dados. Demonstrando um índice favorável para mulheres que realizaram pré-natal. Espera-se contribuir com a sensibilização das políticas públicas com dados efetivos para produção de novos estudos, além da necessidade de capacitação dos profissionais para registro das atividades realizadas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360