27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC27a - Protagonismo e promoção de saúde |
24369 - APOIO PSICOSSOCIAL A ADOLESCENTES E JOVENS NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CENTRO DE SAÚDE ESCOLA BUTANTÃ / FMUSP MARIA ALTENFELDER SANTOS - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA PROFESSOR SAMUEL BARNSLEY PESSOA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (CSE/FMUSP) / CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO (CEBRAP), MARIANA ARANTES NASSER - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA PROFESSOR SAMUEL BARNSLEY PESSOA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (CSE/FMUSP), LUCILENE BARROS DOS SANTOS - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA PROFESSOR SAMUEL BARNSLEY PESSOA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (CSE/FMUSP), GLEIDIANE HEDVIGES DOS SANTOS - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA PROFESSOR SAMUEL BARNSLEY PESSOA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (CSE/FMUSP), VANESSA SILVA DOS SANTOS - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA PROFESSOR SAMUEL BARNSLEY PESSOA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (CSE/FMUSP), DULCE MARIA SENNA - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA PROFESSOR SAMUEL BARNSLEY PESSOA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (CSE/FMUSP), LYGIA MARIA DE FRANÇA PEREIRA - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA PROFESSOR SAMUEL BARNSLEY PESSOA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (CSE/FMUSP), ANA SILVIA WHITAKER DALMASO - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA PROFESSOR SAMUEL BARNSLEY PESSOA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (CSE/FMUSP)
Período de Realização Novembro/2016 a Fevereiro/2018.
Objeto da Experiência Proposta de atendimento breve/focal para adolescentes e jovens na Atenção Básica, desenvolvido por psicóloga, em conjunto com equipe multidisciplinar.
Objetivos Propor e exercitar práticas de atenção psicossocial a usuários/as do Programa de Atenção à Saúde na Adolescência (PASA), do Centro de Saúde Escola Butantã da Faculdade de Medicina da USP (CSE/FMUSP), que desde 1989 vem desenvolvendo tecnologias inovadoras de cuidado a adolescentes e jovens.
Metodologia A partir da identificação de demandas por apoio psicossocial nas consultas médicas e de enfermagem, os/as adolescentes eram convidados a participar de quatro encontros individuais com uma psicóloga. Após definidas junto ao/à adolescente as questões a serem trabalhadas, aprofundava-se a compreensão dessas questões por meio da escuta e da conversa. Ao final, solicitava-se um registro gráfico, anônimo, a ser compartilhado com outros/as adolescentes e eram identificadas formas adicionais de apoio.
Resultados Nos encontros, emergiram questões sobre sexualidade, corpo, autoimagem; relação com parceiros/as, familiares, amigos/as; socialização na internet; vivências no contexto escolar, bullying; sentimentos de tristeza, ansiedade, raiva. Familiares participaram de alguns encontros, a partir do desejo e consentimento dos/as adolescentes. Após discussões de caso com a equipe, passou-se a introduzir técnicas do Psicodrama visando facilitar a expressão dos/as adolescentes.
Análise Crítica A partir da escuta ampliada da equipe multiprofissional e da oferta de um espaço para aprofundar as questões levantadas, os/as adolescentes puderam compartilhar dificuldades e sofrimentos vivenciados em seu cotidiano. A proposta gerou também para a equipe a possibilidade de compartilhar e ter uma referência para lidar com situações de sofrimento. A garantia de sigilo mostrou-se fundamental para o estabelecimento de uma relação de confiança e promoção da autonomia dos/as adolescentes.
Conclusões e/ou Recomendações A estratégia de conciliar a escuta e conversa com outros recursos, como a dramatização, ampliou as possibilidades de diálogo com os/as usuários/as. Embora não substitua o trabalho em grupo, o compartilhamento de conteúdos por meio de registros gráficos possibilitou a percepção de vivências em comum entre os/as adolescentes. As discussões junto à equipe foram fundamentais para promover um contínuo aprimoramento das abordagens e práticas adotadas.
|