Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27a - Protagonismo e promoção de saúde

22890 - PROTAGONISMO INFANTOJUVENIL NO BAIRRO BELVEDERE/DIVINÓPOLIS-MG
ANDRÉ AMORIM MARTINS - UEMG, LUISA APARECIDA COSTA - UEMG


Período de Realização
maio a dezembro de 2017 (texto atual). Prática extencionista realizada desde 2015.


Objeto da Experiência
Público infanto-juvenil de 11 a 16 anos com atuação na Unidade Básica de Saúde do Bairro Belvedere, município de Divinópolis em Minas Gerais


Objetivos
Desenvolver processos de subjetivação no público alvo infanto-juvenil para a realização das intervenções providas pela cidade, pela UEMG Divinópolis e possibilitar a ampliação do campo de observação desses sujeitos através do reconhecimento dos seus direitos e deveres.


Metodologia
Formou-se uma demanda de jovens entre 11 e 16 anos com as atividades realizadas na UBS semanalmente e pactuadas com a gestão local. Os encontros duram cerca de uma hora. São realizadas dinâmicas, rodas de conversa, intervenções informativas e multidisciplinares, voltadas para a promoção do protagonismo infanto-juvenil. Temas como: auto-cuidado, saúde, sexualidade e possibilidades de futuro foram explorados para promover o conhecimento e a emancipação desses jovens frente essas esferas.


Resultados
Realizaram-se 24 encontros com dinâmicas de apresentação e de identificação com o grupo; rodas de conversa sobre sexualidade e identidade de gênero, uso de álcool e drogas, violência contra a mulher e futuras profissões. Juntamente com as profissionais da Enfermagem da unidade, foram feitas intervenções sobre vacinação, gravidez na adolescência, aborto, doenças sexualmente transmissíveis e auto cuidado, em conformidade com a Caderneta do (a) Adolescente, elaborada pelo Ministério da Saúde.


Análise Crítica
Produzir sujeitos passa pelo processo de democratização, sendo este sendo feito a partir da abertura de espaços para o diálogo. Problema que identificamos como presente nas nossas investigações pois as situações intersetoriais (escola, UBS, religião) lidam com este público com muito distanciamento e em alguns casos, limitando acesso integral a estes equipamentos. Assim, a perspectiva de projetos de vida fica limitado a perpetuação das condições sócioeconomicas que já possuem.


Conclusões e/ou Recomendações
É importante destacar que esta população infanto-juvenil está sendo colocada entre importantes ferramentas públicas, e é certo que a Unidade Básica de Saúde tem se tornado um espaço de referência para esses adolescentes, aproximando a saúde desta população.O que torna a UBS como um espaço para produzir saúde infanto-juvenil na sua radicalidade – potencializando a formação deste coletivo em sujeitos de direitos e deveres.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360