Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO27k - Qualidade de Vida e Envelhecimento

22076 - REDES NEURAIS ARTIFICIAIS NA PREDIÇÃO DE RECORRÊNCIA DE QUEDAS ENTRE OCTOGENÁRIOS: ESTUDO AGEQOL
AGATHA YASMIN DE SOUSA ARAUJO - FACEEL - UNIFESSPA, MAYLON SILVALCLEY DA COSTA ROCHA - FACEEL - UNIFESSPA, ANA CRISTINA VIANA CAMPOS - IESB - UNIFESSPA


Apresentação/Introdução
As quedas entre idosos têm etiologia multifatorial, sendo que a prevalência é ainda maior entre mulheres e em pessoas com mais de 80 anos. Por isso é necessário identificar riscos e desenvolver estratégias de prevenção.


Objetivos
Criar e testar um modelo preditivo de recorrência de quedas entre idosos octogenários, utilizando as redes neurais artificiais.


Metodologia
O estudo AGEQOL (Aging, Gender and Quality of Life) é uma coorte com idosos de uma cidade de Minas Gerais. Do total de 2052 idosos da linha base, 408 idosos com 80 anos e mais foram examinados e entrevistados novamente. A idade média foi de 85,2±4,6 anos (85,3±4,8 para as mulheres e 85,1±4,1 para os homens). A variável dependente quedas (0, 1 ou ≥2) foi medida em 2012 e 2014. Avaliou-se limitação funcional para atividades da vida diária, déficit cognitivo, morar sozinho e condições socioeconômicas (idade, sexo, escolaridade e renda). Estruturou-se uma rede neural artificial (RNA) com função de ativação sigmoide para criar um modelo preditivo de recorrência de quedas entre idosos octogenários


Resultados
A prevalência de quedas em 2012 foi de 36%, sendo que 69% desses idosos caíram novamente em 2014. Comparando-se as faixas etárias por sexo, observou-se que a incidência de quedas entre as mulheres com mais de 85 anos foram 1,5 vezes maior que nos homens (p=0,000). As variáveis mais importantes no modelo preditivo RNA para recorrência de quedas foram: idade (0,260), estado civil (0,147), sexo (0,137) e limitação nas atividades diárias instrumentais (0,118). Comparando-se a área sob a curva ROC, da recorrência de 1 e ≥2 quedas, observou-se que o modelo preditivo não significantemente eficiente para predizer mais de uma queda entre octogenários.


Conclusões/Considerações
O modelo separou os idosos octogenários em um grupo com baixo de risco de recorrência de quedas e outro com elevado risco de cair, considerando-se que os principais fatores de risco para esta amostra foram ter mais de 85 anos de idade, ser do sexo feminino viúva ou solteira.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360