Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO27j - Agendas politicas em saúde da mulher e decisões 

21752 - ASSOCIAÇÃO ENTRE COMPOSIÇÃO CORPORAL DE MÃES E FILHOS: RESULTADOS DA COORTE DE NASCIMENTOS DE PELOTAS, 2004
LEONARDO POZZA DOS SANTOS - UNIPAMPA, ALICIA MATIJASEVICH - USP, INÁ S SANTOS - UFPEL, ALUÍSIO J. D. BARROS - UFPEL


Apresentação/Introdução
Estudos têm mostrado uma associação positiva entre medidas de composição corporal de mães e de seus filhos. No entanto, a maioria das pesquisas que investiga essa relação tem focado apenas no IMC materno como exposição principal, principalmente no IMC pré-gestacional. Resultados baseados em medidas diretas de composição corporal são escassos na literatura científica.


Objetivos
Avaliar a associação entre medidas de composição corporal de mães e filhos da coorte de nascimentos de 2004, usando dados do acompanhamento da coorte realizado aos 11 anos de idade na cidade de Pelotas, RS.


Metodologia
No ano de 2015, 3123 pares de mães e filhos tiveram medidas de composição corporal aferidas por avaliadores treinados. Para o presente estudo, utilizou-se medidas de peso, massa gorda total e massa livre de gordura do BodPod, e as circunferências da cintura e do quadril calculadas pelo Three-dimensional Photonic Scanner. A associação entre as medidas das mães e dos filhos foi avaliada através de correlação de Pearson e de regressão linear bruta e ajustada. Na análise de regressão, as medidas maternas foram divididas em tercis, representando uma medida baixa, moderada ou alta. A análise foi ajustada por aspectos sociodemográficos e maternos. Todas as análises foram estratificadas por sexo.


Resultados
Correlações no máximo moderadas foram observadas na associação das medidas maternas com as medidas dos filhos. Tanto em meninos quanto em meninas, a medida de de massa livre de gordura foi a que teve a maior correlação (r>0.3 em ambos os sexos). A análise de regressão linear mostrou que filhos de mães classificadas no 3º tercil de massa gorda e de massa livre de gordura apresentaram, em média, 4 Kg a mais dessas medidas, enquanto ser filho de mãe classificada no 3º tercil de circunferência da cintura e do quadril gerou um aumento médio de 6 cm nas circunferências dos filhos. Ajuste para fatores sociodemográficos e características maternas não reduziu a medida de efeito das associações.


Conclusões/Considerações
Apesar da baixa correlação entre as medidas de mães e filhos, a composição corporal materna atual esteve associada com a composição corporal das crianças, independente de fatores socioeconômicos, demográficos e de características perinatais da mãe. Os resultados deste trabalho são interessantes pois indicam uma associação de medidas diretas de mães e filhos oriunda, possivelmente, do ambiente obesogênico em que ambos vivem.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360