28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO27i - A ludicidade e o protagonismo nos encontros em saúde das crianças e adolescentes |
27865 - BRINQUEDOTECA: O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE INTERAÇÃO ENTRE PACIENTES PEDIÁTRICOS E A EQUIPE DA UBS MARIA DE FÁTIMA RIBEIRO CAMINHA - FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE, SANDY SOUZA DO AMARAL - FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE, FRANCISCO DE JESUS DA ROCHA NETO - FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE, IRISJANYA MAIA GONDIM - FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE
Período de Realização O projeto de implantação da brinquedoteca aconteceu durante os meses de março, abril e maio de 2017.
Objeto da Experiência A ação foi desenvolvida visando pacientes pediátricos de uma Unidade Básica de Saúde do município de Aracati/CE.
Objetivos Implantar uma brinquedoteca na Unidade Básica de Saúde como estratégia lúdica para promoção do vínculo entre pacientes pediátricos e a equipe da Atenção Básica.
Metodologia O projeto foi idealizado após uma roda de conversa com usuários de uma UBS e observou-se a necessidade de um espaço recreativo para as crianças. Foram analisados os aspectos do ambiente e as peculiaridades da comunidade, favorecendo a construção adequada da brinquedoteca. Os brinquedos foram arrecadados por meio de doações e entregues pelos “Enfermeiros da Alegria” e o palhaço “Pipoca”. Os personagens foram criados pelos acadêmicos para promover um momento lúdico e acolhedor.
Resultados O ambiente proporcionou uma ligação entre a criança e seu cuidador, além do sentimento de liberdade, já que elas usam esse espaço para expressar os seus sentimentos. Através dos “Enfermeiros da Alegria” foi possível desmistificar a figura do enfermeiro como o vilão daquele espaço. A unidade básica de saúde tornou-se um ambiente mais receptivo e humanizado, promovendo as medidas propostas pelo Ministério da Saúde na Política Nacional de Humanização.
Análise Crítica Na visão da criança, a UBS é um ambiente desagradável e vem acompanhado de dor, ansiedade e sentimento de abandono. Através da implantação da brinquedoteca, é possível ofertar um ambiente lúdico e recreativo, além de promover a socialização e a dinamicidade. Muitas vezes as crianças são passadas despercebidas, principalmente pelos profissionais da atenção básica. As brincadeiras devem ser vistas com mais seriedade, pois são a partir delas que a criança formula suas emoções e raciocínio.
Conclusões e/ou Recomendações A brinquedoteca tem papel importante na consolidação das relações entre profissionais da atenção básica, crianças e familiares. É preciso tornar esse ambiente adequado, seguro e atrativo para o público alvo. Esse projeto contribuiu para a formação dos acadêmicos, fortalecimento da comunidade e para inovação em saúde. As atividades como essas devem ser ampliadas para as demais UBS.
|