28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO27i - A ludicidade e o protagonismo nos encontros em saúde das crianças e adolescentes |
27125 - ROLE PLAYING GAME:UMA EXPERIÊNCIA PSICODRAMÁTICA DE ATENÇÃO AO ADOLESCENTE NO ÂMBITO DO SUS PEDRO SILVA LAMBERT PEREIRA - UNIVALI, RAISSA DE OLIVEIRA ORLOF - UNIVALI
Período de Realização De março à novembro de 2017
Objeto da Experiência Construir um espaço de escuta e afeto à fase da adolescência, através da interpretação de papeis (RPG), promovendo uma reflexão sobre as problemáticas da vida.
Objetivos Promover rede de apoio aos adolescentes através da identificação com seus pares; potencializar a resolução de conflitos através da identificação e interação com personagens do jogo, colocar o adolescente frente suas potencialidades e fragilidades de vida dentro de uma esfera lúdica.
Metodologia Realizou-se uma reunião com pais e adolescentes para entender as necessidades da família e o funcionamento dos encontros. Foram realizados 2 grupos, 8 encontros semanais com duração de 2 horas, com composição de 8 integrantes. A coordenação das sessões foram realizadas pelo MFC e Psicóloga, com ferramentas do psicodrama e do Role Playing Game. Os encontros foram delineados pela criação dos personagens e interação com o cenário personalizado com base nas dificuldades pessoais de cada componente.
Resultados Convidados a entrar em uma mundo de fantasia medieval, os adolescentes vestem deles mesmos, projetando suas singularidades em seus personagens. Desenvolvendo papeis, através das aventuras, descobrindo suas potencialidades e enfrentando suas dificuldades, percebendo o outro como igual e fortalecendo o trabalho em equipe. No final trouxeram a relação de seus personagens com os sujeitos reais, suas reflexões pessoais, reverberando em suas relações familiares e escolares, como relatado pelos pais.
Análise Crítica Identificou-se a importância do trabalho realizado, através da devolutiva dos pais, que expressaram a falta de dispositivos de apoio aos adolescentes, pois ainda na rede existe uma resistência à essa logica de cuidado. O número de encontros foi considerado pouco frente as demandas levantas no decorrer dos encontros. A implicação dos pais foi considerada importante, pois em alguns casos foi percebido a ausência dos mesmos.
Conclusões e/ou Recomendações Contudo, apesar das dificuldades a experiência além de alcançar os objetivos propostos e ainda recebeu uma proposta de formação dos profissionais da rede para aplicação desta técnica. O RPG e o Psicodrama como ferramenta ainda são pouco utilizadas, necessitando de mais estudos. O lúdico como expressão do eu, vem sendo utilizado através dos tempos e ferramentas como essa, não deve ser desconsiderada quando falamos de adolescentes e atenção básica.
|