Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO27i - A ludicidade e o protagonismo nos encontros em saúde das crianças e adolescentes

23886 - VOZES JUVENIS: PROMOVENDO SAÚDE EM ESPAÇO ESCOLAR
SANDRA CARVALHO CAVALCANTE FREITAS - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA- UNB, XIMENA PAMELA BERMÚDEZ - UNIVERSIDADE DE BRASILIA -UNB, EDGAR MERCHAN HAMANN - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA- UNB


Período de Realização
O Projeto que destaca ações de protagonismo juvenil surgiu em 2001 e continua vigente em uma escola pública do DF.


Objeto da Experiência
A experiência se ampara nos desafios da educação entre pares e do protagonismo juvenil no contexto de projetos de promoção à saúde em âmbito escolar.



Objetivos
Visa sensibilizar e formar jovens para dialogar com os seus pares no contexto da promoção à saúde, educação para sexualidade e direitos humanos, construindo assim, uma escola mais participativa, democrática e que valoriza a diversidade e o respeito à várias vozes, inclusive a de atores juvenis.



Metodologia
Pela metodologia de educação entre pares lideranças jovens com o auxílio da professora coordenadora do projeto formam outros jovens escolares nos temas de saúde, sexualidade e direitos humanos, fortalecendo a troca de experiências com os seus pares e estimulando à elaboração e execução de planos de ações dentro e fora da escola. Os mesmos organizam eventos, encontros, oficinas, aconselhamentos, rodas de conversa, seminários no contexto da saúde sexual, reprodutiva e direitos humanos.


Resultados
Dentre os resultados mais pertinentes, estão a formação de jovens protagonistas pelos próprios jovens nas temáticas de saúde; a diminuição da evasão escolar tendo em vista a criação de espaços mais democráticos, criativos, de promoção à saúde e de respeito à diversidade por meio do diálogo dos jovens com seus pares e com outros atores da comunidade escolar.Tal experiência ainda foi premiada​ ​em​ ​2002​ ​pela​ ​UNESCO com o Prêmio Escola e em 2017 com o Prêmio Professores do Brasil.



Análise Crítica
Sobre tais jovens protagonistas é relevante pontuar que a maioria deles se tornam mais atuantes no projeto, quando próximos a finalização do ensino médio, pode-se concluir então que o processo de formação de lideranças parece lento e gradativo. Já o reconhecimento do projeto por meio de premiações tem promovido a sustentabilidade das ações mesmo diante de um panorama não tão favorável no contexto das políticas públicas de saúde e dos direitos humanos pelo respeito à diversidade.



Conclusões e/ou Recomendações
A prática relatada, que tem sido objeto de resultados interessantes, diversas premiações e tem fomentado outras produções como, a pesquisa realizada pela Universidade de Brasilia intitulada Cenas Escolares e Sexualidade e o vídeo produzido pela UNESCO baseado no protagonismo LGBT em tal escola, vozes juvenis ainda ecoam na tentativa de vencer barreiras e desafios de modelos hierárquicos e adultocêntricos por modelos mais democráticos de participação juvenil.

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26

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março

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locais do evento

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