Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO27h - Adolescendo com desafios na e para saúde

23479 - CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS EM BINGE NA ADOLESCÊNCIA E SUA ASSOCIAÇÃO COM CAPITAL SOCIAL: UM ESTUDO LONGITUDINAL
JONATHAN LOPES DE LISBOA - UFMG, MARIANA OLIVEIRA GUIMARÃES - UFMG, JULIANA GABRIELLE MARTINS-OLIVEIRA - UFVJM, HAROLDO NEVES DE PAIVA - UFVJM, PAULA CRISTINA PELLI PAIVA - UFMG, ISABELA ALMEIDA PORDEUS - UFMG, ICHIRO KAWACHI - HARVARD SCHOOL OF PUBLIC HEALTH AND MEDICAL SCHOOL, RAQUEL CONCEIÇÃO FERREIRA - UFMG, PATRICIA MARIA ZARZAR - UFMG


Apresentação/Introdução
O consumo de cinco doses de bebida alcoólica em uma única ocasião, definido como binge drinking, tem sido prática comum entre os adolescentes podendo conferir maior vulnerabilidade a intoxicação, dependência e depressão. A decisão do consumo em binge pode ser entendido não apenas como um uma escolha individual, mas como uma reprodução de costumes do meio social em que eles vivem.


Objetivos
Avaliar a frequência do consumo de bebidas alcoólicas em binge por adolescentes de 12 anos de escolas públicas e privadas da cidade de Diamantina em dois momentos (2013 e 2014) e sua associação com o capital social.


Metodologia
Trata-se de um estudo longitudinal realizado com coleta de dados nos anos de 2013 e 2014 em Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Foi realizado um Censo de todos os adolescentes matriculados em 11 escolas públicas e 2 escolas privadas da cidade. Um formulário contendo questões socioeconômicas (renda familiar e escolaridade da mãe) e sociodemográficas (sexo e tipo de escola) foi enviado aos pais/responsáveis. Em sala de aula, os estudantes preencheram o teste para identificação de problemas relacionados ao uso do álcool (AUDIT-C) e o questionário Capital Social para Adolescentes (QCS-AE). A análise estatística foi descritiva, bivariada e múltipla, utilizando o modelo Log-binominal.


Resultados
Participaram do estudo 588 adolescentes, sendo 48,6% do sexo masculino. A prevalência do consumo em binge em 2013 foi de 23,1% e em 2014 de 30,1%. Sexo (p=0,147), tipo de escola (p=0,055) e escolaridade da mãe (p=0,556) não estiveram associados com o aumento da frequência do consumo em binge. Capital Social, domínio “coesão social da comunidade/vizinhança” esteve significativamente associado com o aumento do consumo em binge pelos estudantes (RP=3,3; 1,83-6,19). Adolescentes com diminuição no domínio “confiança” apresentaram menor probabilidade de beber em binge (RP= 0,4; 0,21-0,91). “Coesão social na escola” e “Rede de amigos” não estiveram associadas.


Conclusões/Considerações
O consumo de álcool em binge pelos adolescentes esteve associado com o aumento do Capital Social, domínio “coesão social na comunidade/vizinhança”, independentemente da condição socioeconômica (sexo, tipo de escola e escolaridade da mãe).

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