Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO27h - Adolescendo com desafios na e para saúde

23196 - CONSUMO DE ENERGÉTICOS E CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS POR ADOLESCENTES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
PAULA LIMA DE BASTOS LOURENÇO - UFMG, AMANDA MEIJON FADUL DE ASSIS FIGUEIREDO - UFMG, JONATHAN LOPES LISBOA - UFMG, MARIANA OLIVEIRA GUIMARÃES - UFMG, RAQUEL GONÇALVES VIEIRA ANDRADE - UFMG, RAQUEL CONCEIÇÃO FERREIRA - UFMG, PATRICIA MARIA ZARZAR - UFMG


Apresentação/Introdução
O elevado consumo de energéticos por adolescentes têm despertado preocupação no âmbito da saúde pública, uma vez que pode estar associado a danos no amadurecimento cerebral, problemas no sono, problemas cardiovasculares, obesidade, depressão, déficit de atenção, beber em binge, tabagismo e uso de drogas ilícitas.


Objetivos
Avaliar a frequência do consumo de energéticos e sua associação com o consumo de bebidas alcoólicas em binge no último mês.


Metodologia
Estudo exploratório realizado entre setembro e dezembro de 2017 de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil com adolescentes matriculados do 5º ao 7º ano em sete escolas públicas. Um formulário contendo questões socioeconômicas (renda familiar, escolaridade da mãe e IVS) foi enviado aos pais/responsáveis. Em sala de aula, os estudantes preencheram questões sobre o consumo de energéticos e de bebidas alcoólicas pelos pais e pelo melhor amigo e o teste para identificação de problemas relacionados ao uso do álcool (AUDIT-C). Associações entre as variáveis foram avaliadas por teste Qui-quadrado e exato de Fisher, e regressão logística múltipla (p<0,05; 95%IC).


Resultados
Dos 226 participantes, 53,1% eram do sexo feminino e 55,6% apresentavam entre 12-16 anos. A frequência do consumo de energéticos foi de 23,9%, consumo de energéticos junto com bebidas alcoólicas de 11,1% e do consumo de bebidas alcoólicas em binge de 12,8%. O consumo de energéticos não esteve associado à idade (p=0,064), sexo (p=0,601), renda familiar (p=0,175) e IVS (p=0,268). Adolescentes que consumiam energéticos (OR= 5,89; 2,53-13,71) apresentaram maior chance de consumir bebidas alcoólicas em binge.


Conclusões/Considerações
O consumo de energético pelos adolescentes esteve associado ao consumo de bebidas alcoólicas em binge pelos adolescentes, independentemente dos fatores socioeconômicos (sexo, renda familiar e IVS).

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360