27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO27l - Atenção Domiciliar e Dependência em Idosos |
27989 - PROGRAMA DE ATENÇÃO DOMICILIAR DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO: ANÁLISE DOS INDICADORES NO PERÍODO DE 2013 A 2016 WAGNER BRITO DE BARROS - INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - IESC/UFRJ, GERMANA PÉRISSÉ DE ABREU - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS/RJ, MARGARETH GLÓRIA SGAMBATO FERREIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS/RJ, IZABEL CRISTINA FERRAZ DOS REIS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS/RJ, ANDRÉA ROCHA FERREIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS/RJ, ANA LÚCIA REIS DE MELLO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS/RJ
Período de Realização O presente trabalho foi realizado no período compreendido entre os meses de Abril e Novembro de 2017.
Objeto da Experiência Análise dos indicadores do contrato de Gestão do PADI no período de 2013 a 2016 com o objetivo de melhoria da qualidade dos cuidados em saúde.
Objetivos Este trabalho tem como objetivo analisar os indicadores do contrato de Gestão do PADI no período de 2013 a 2016. Além disso, descrever o comportamento da taxa de internação e de alta de usuários do PADI; do percentual de pacientes desospitalizados; do tempo de permanência; e da taxa de mortalidade.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo retrospectivo no qual foram analisados os indicadores de acompanhamento e avaliação do desempenho assistencial do PADI, no período de 2013 a 2016. Os dados são obtidos em base de dados secundários enviados mensalmente a SMS. Os indicadores analisados foram: taxa de internação de usuários do PADI; percentual de pacientes desospitalizados; tempo de permanência; taxa de alta dos usuários e taxa de mortalidade. Para a análise dos dados foi utilizado o programa Excel
Resultados A taxa de alta dos usuários obteve alcance positivo em todos os anos analisados. Sobre tempo médio de permanência, não obteve êxito em nenhum dos anos analisados, visto que teve um crescimento constante. O percentual de pacientes desospitalizados se manteve inconstante em comparação ao nível da meta estabelecida. As taxas de internação se mantiveram dentro dos 5%. Sobre a taxa de mortalidade, os valores da média de cada ano foram calculados no programa Excel, cumprindo com o esperado (<5%).
Análise Crítica Levando em consideração a atual conjuntura do município do Rio de Janeiro, no qual houve uma crescente participação da iniciativa privada nos serviços públicos de saúde, a superlotação e a falta de leitos nos hospitais públicos e a criação do PADI. Ao final do estágio na prefeitura do Rio (SMS), após conhecer o processo de trabalho do Programa, surgiu a questão de como é avaliada a qualidade do serviço prestado pela OS responsável e se a efetividade do Programa atinge a meta estabelecida.
Conclusões e/ou Recomendações Com base na análise dos indicadores, é possível afirmar que o PADI ajudou efetivamente a desocupação dos leitos nos hospitais, visto o quantitativo de pacientes que receberam a alta hospitalar e passaram a ser assistidos pelo programa, no período analisado. Um dos fatores para o elevado índice do tempo médio de permanência dos usuários acompanhados pelo PADI, é a velocidade da expansão da Atenção Primária, com o aumento das equipes da ESF.
|