Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO27l - Atenção Domiciliar e Dependência em Idosos

26635 - PROJETO PIPAS – PRIMEIRA INFÂNCIA PARA ADULTOS SAUDÁVEIS: CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO PARA MONITORAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIAS NACIONAIS DE VACINAÇÃO.
SONIA ISOYAMA VENANCIO - INSTITUTO DE SAÚDE - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO, MARITSA CARLA DE BORTOLI - INSTITUTO DE SAÚDE - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO, PAULO GERMANO DE FRIAS - IMIP, ELSA REGINA JUSTO GIUGLIANI - UFRGS, SÍLVIA REGINA DIAS MÉDICI SALDIVA - INSTITUTO DE SAÚDE - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO, MIRIAM OLIVEIRA DOS SANTOS - SES-DF, VILMA COSTA DE MACEDO - UFPE, GABRIELA SINTRA RIOS - BOLSISTA INSTITUTO DE SAÚDE, FERNANDA GONZAGA - BOLSISTA INSTITUTO DE SAÚDE - SES-SP, ARIANE DE MATOS - BOLSISTA SES-DF, FLÁVIA PONTE - BOLSISTA SES-DF, KARLA EVELINE XIMENES FRANÇA - BOLSISTA IMIP, IVANISE TIBURCIO C. SILVA - BOLSISTA IMIP


Apresentação/Introdução
Os primeiros anos de vida criança são essenciais para seu desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e cultural. Investimentos no Desenvolvimento na Primeira Infância (DPI) têm sido apontados com intervenção efetiva para redução de desigualdades. No Brasil, apesar dos avanços na implementação de ações de DPI, há escassez de dados populacionais para o monitoramento e avaliação de programas.


Objetivos
Avaliar a viabilidade e adequação da aplicação de um questionário durante as campanhas nacionais de vacinação para obtenção de indicadores sobre cuidados à Primeira Infância Desenvolvimento Infantil (DI).


Metodologia
Trata-se de um inquérito realizado no dia da Campanha de Vacinação de 2016 em Brasília, Recife e Embu das Artes. O questionário aplicado foi construído em etapas: levantamento de screenings de detecção precoce de problemas de DI; construção de um inventário de marcos do DI contemplando os domínios motor, cognitivo, de linguagem e socioemocional; aplicação dos métodos Delphi e Painel de Especialistas para seleção dos marcos do DI por faixa etária; aplicação do instrumento em 10 postos de vacinação, envolvendo 34 entrevistadores previamente treinados. Nesta etapa foram avaliados aspectos operacionais, tempo de aplicação do questionário e adequação das questões para obtenção dos indicadores.


Resultados
O inquérito envolveu 367 crianças de 0-5 anos. Houve boa adesão e entendimento dos cuidadores e o tempo médio de aplicação do questionário foi 20 minutos. Houve maior frequência das classes A/B no DF (31,7%) e maior proporção das classes D/E no Recife (24,6%); 14% das famílias eram chefiadas por mulheres e 25% participavam de programas sociais; 83% das mães relataram 7 ou mais consultas de pré-natal, mas somente 23% receberam visita domiciliar na primeira semana de vida da criança; 40% das crianças frequentavam creche/pré-escola. Menos da metade das mães recebeu alguma vez informações sobre DI na saúde ou educação e 5% relatou suspeita de que a criança tivesse problemas de DI.


Conclusões/Considerações
O instrumento mostrou-se viável e possibilitou a obtenção de informações para traçar um perfil da Primeira Infância, apontando fragilidades na atenção à saúde e dificuldades de acesso à Educação Infantil. A próxima etapa do projeto consiste na aplicação em amostra ampliada e validação dos indicadores de DI. Os resultados preliminares apontam a necessidade de utilização da estratégia para a obtenção de indicadores do DI em diferentes contextos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360