Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO27l - Atenção Domiciliar e Dependência em Idosos

23029 - CURSO DA VIDA E CAPACIDADE PARA O TRABALHO ENTRE ADULTOS MAIS VELHOS: ELSI-BRASIL
CAMILA MENEZES SABINO DE CASTRO - INSTITUTO RENÉ RACHOU DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, MARIA FERNANDA LIMA-COSTA - INSTITUTO RENÉ RACHOU DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, CIBELE COMINI CÉSAR - INSTITUTO RENÉ RACHOU DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO REGIONAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, JORGE ALEXANDRE BARBOSA NEVES - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, FABÍOLA BOF DE ANDRADE - 4NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE PÚBLICA E ENVELHECIMENTO. INSTITUTO DE PESQUISA RENÉ RACHOU DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, PAULO ROBERTO BORGES DE SOUZA JUNIOR - 5INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ., ROSANA FERREIRA SAMPAIO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS


Apresentação/Introdução
Uma boa capacidade para o trabalho contribui para que indivíduos mais velhos permaneçam trabalhando. Estudos epidemiológicos sob a perspectiva do curso de vida mostram que os indivíduos são constantemente expostos a diversos fatores nas diferentes fases da vida. Esses fatores podem acumular-se ao longo do tempo, impactando a saúde e a capacidade para o trabalho nas idades mais velhas.


Objetivos
Examinar os fatores associados à percepção da capacidade para o trabalho, sob a perspectiva do curso de vida, em amostra nacional representativa da população brasileira com 50 anos ou mais.


Metodologia
Foram utilizados dados de 8.903 participantes da linha de base do Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil), cuja coleta de dados foi conduzida entre 2015 e 2016. A variável dependente foi a percepção do indivíduo acerca da sua capacidade para o trabalho (boa/muito boa vs. razoável/ruim/muito ruim). As variáveis independentes foram definidas, seguindo uma perspectiva do curso de vida, considerando fatores de exposição que operam no início, no meio e nas fases mais tardias da vida. A análise multivariada foi baseada em razões de prevalência (RP) e respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%) estimadas por meio da regressão de Poisson.


Resultados
A boa capacidade para o trabalho foi informada por 49% dos participantes. Os resultados da análise multivariada mostraram que, em ambos os gêneros, a boa capacidade para o trabalho apresentou associações positivas e estatisticamente significantes com ter saúde boa até os 15 anos de idade, escolaridade maior ou igual a 8 anos e avaliação da saúde atual como boa. Associações negativas foram observadas para idade atual, diagnóstico médico de depressão e ter uma ou mais doenças crônicas. Apenas entre os homens, associações positivas foram observadas para idade que começou a trabalhar e residência com o cônjuge.


Conclusões/Considerações
A capacidade para o trabalho nas idades mais velhas é construída ao longo da vida, particularmente pelas condições de saúde na infância e na adolescência, pela idade em que os homens começam a trabalhar, pela escolaridade e pelas condições de saúde nas idades mais velhas. Políticas visando o aumento da longevidade no mercado de trabalho devem levar em conta esses fatores.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360