Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO27g - Práticas e saberes sobre aleitamento e enfrentamento da mortalidade infantil

27466 - MATERNIDADES “AMIGAS DA MULHER”: PERSPECTIVAS DE DIFERENTES INICIATIVAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA AO PARTO E NASCIMENTO
DENISE YOSHIE NIY - FSP/USP, CARMEN SIMONE GRILO DINIZ - FSP/USP


Apresentação/Introdução
Há décadas as mulheres denunciam a baixa qualidade da assistência ao parto e nascimento, com indicativos de que a institucionalização não trouxe benefícios em saúde. Ao contrário, a morbimortalidade materna e neonatal ainda são um grave problema, inclusive no Brasil. Para reverter esse quadro, muitas iniciativas propõem critérios para qualificar as maternidades como “amigas da mulher”.


Objetivos
Mapear semelhanças e diferenças de iniciativas que propõem qualificar as instituições de assistência ao parto como “amigas da mulher”.
Analisar suas possíveis contribuições para a melhoria da qualidade da assistência no país.


Metodologia
Este trabalho integra pesquisa de doutorado efetuada pela autora principal, apresentado à Faculdade de Saúde Pública da USP em 2018. Quatro iniciativas foram analisadas segundo os critérios que propõem para qualificar um serviço como “amigo da mulher”: a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) em sua dimensão do cuidado amigo da mulher (conforme portaria do Ministério da Saúde), a Iniciativa Hospital Amigo da Mulher e da Criança (IHAMC, proposta pela Figo e outras organizações internacionais em 2015), a Mother-friendly Childbirth Initiative (MFCI, de uma coalização norte-americana) e a International Mother-Baby Childbirth Initiative (IMBCI, da organização internacional IMBCO).


Resultados
As iniciativas estudadas buscam um modelo de qualificação dos estabelecimentos de saúde que resulte em mães e bebês física e emocionalmente mais saudáveis. Há importantes afinidades entre as iniciativas e três critérios estão previstos em todas elas: 1) a presença de acompanhante; 2) a oferta e o uso de alívio não farmacológico da dor; 3) o contato pele a pele e incentivo à amamentação. Enquanto algumas iniciativas propõem olhar a relação do serviço com o sistema de saúde, outras limitam seus critérios ao que pode ser objetivamente mensurado dentro do estabelecimento de saúde. O tratamento digno e respeitoso e as políticas não discriminatórias são prioritários em apenas duas iniciativas.


Conclusões/Considerações
As iniciativas “amigas da mulher” podem contribuir para melhorar a qualidade da assistência e, consequentemente, reduzir a morbimortalidade materna e neonatal, inclusive no Brasil, por darem visibilidade a indicadores assistenciais e aos direitos das mulheres. Muitas vezes esses aspectos são desconsiderados nas maternidades, seja pelo desconhecimento das evidências científicas, seja pela desvalorização da mulher como sujeito de direitos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360