Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO27g - Práticas e saberes sobre aleitamento e enfrentamento da mortalidade infantil

27104 - CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS, CLÍNICAS E COMPORTAMENTAIS DE PUÉRPERAS INTERNADAS EM UMA MATERNIDADE VINCULADA AO SUS
FRANCIÉLE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, DHERIK FRAGA SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO


Apresentação/Introdução
O Sistema Único de Saúde é o maior sistema de atendimento público que permite a mulher ser atendida em todos os ciclos de vida. No período gravídico puerperal há demanda por uma atenção ainda mais cautelosa e holística, em virtude das repercussões causadas à saúde materna e neonatal. Conhecer quem está sendo assistida é de suma importância para se promover um cuidado adequado a essa mulher.


Objetivos
Identificar o perfil socioeconômico, clínico e comportamental de puérperas internadas em uma maternidade do Sistema Único de Saúde.


Metodologia
Estudo descritivo, realizado em uma maternidade pública de baixo risco da Grande Vitória, Espírito Santo. Participaram do estudo de forma aleatória 330 puérperas com no mínimo 24 horas de pós-parto. A entrevista aconteceu de agosto a outubro de 2017. Foi utilizado um formulário estruturado contendo as características socioeconômicas, clínicas e comportamentais. Os dados foram registrados no Excel, analisados por meio do pacote estatístico Stata 13.0, sendo apresentados na forma de dados relativos.


Resultados
Quando analisado os dados socioeconômicos nota-se que a faixa etária predominante é de mulheres de 20 a 29 anos (52,4%), cor parda (57,0%), com até oito anos de estudo (59,7%), que vivem com o parceiro, mas não são casadas (52,1%) e possuem renda inferior a dois salários mínimos (46,4%). Quanto às características clínicas, 40,0% fez menos de seis consultas de pré-natal; 16,0% desejava interromper a gestação; a maioria teve parto do tipo vaginal (65,0%) e 22,0% teve alguma patologia na gestação. Em relação aos aspectos comportamentais 10,0% fez uso de álcool durante a gestação, 13,6% fumou e cerca de 4,0% fez uso de drogas.


Conclusões/Considerações
Conhecer o perfil das mulheres que são atendidas no SUS é fundamental para o planejamento do serviço nos diferentes níveis de atenção. Os resultados mostram que a maternidade tem realizado um número elevado de cesariana. Além disso, uma parcela significativa das mulheres não teve acesso ao número mínimo de consultas de pré-natal, bem como, apresentaram comportamentos de risco durante a gravidez como o uso de álcool, cigarro e drogas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360