27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO27f - Saberes e práticas na perspectiva geracional |
28902 - ADIPOSIDADE CORPORAL E SUA RELAÇÃO COM O CONSUMO DE CÁLCIO EM MULHERES NA PRÉ E PÓS-MENOPAUSA. CAMILA GUEDES BORGES DE ARAUJO - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL, MEIRIANE ROSE DA SILVA LIMA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL, ANGELA MACHADO BANDEIRA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL, ALEXANDRE ANDERSON FERREIRA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL, ALESSANDRA DE SOUSA LIRA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL, CARLA ANDRESSA ROCHA FRAZÃO - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL, JAYNE ARAUJO SILVA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL, BRUNA CRUZ MAGALHÃES - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL
Apresentação/Introdução A menopausa influencia diversas alterações morfológicas e metabólicas que ocorrem com o avanço da idade. Mulheres no climatério apresentam progressivo aumento de peso, o que contribui para o risco de diversas morbidades. O consumo adequado do mineral cálcio está relacionado a diminuição da adiposidade, já que reduz a absorção de ácidos graxos e está associada a menor peso corporal.
Objetivos Avaliar a composição corporal de gordura em mulheres na pré e pós-menopausa e sua relação com o consumo alimentar do mineral cálcio.
Metodologia Estudo caso-controle, envolvendo 45 mulheres, com idade entre 25 e 55 anos, sendo distribuídas em dois grupos: grupo 1 (mulheres pré-menopáusicas, n=25) e grupo 2 (mulheres pós-menopáusicas, n=20). Foram realizadas medidas antropométricas (peso, estatura, circunferência da cintura e quadril), utilizando-se metodologia descrita pelo Ministério da Saúde (2004), bem como a percentagem de gordura corporal e análise da ingestão de cálcio dietético. A análise do consumo de cálcio foi realizada através de Questionário de Frequência Alimentar, utilizando software DietSys versão 4.01. Os dados foram organizados no programa estatístico SPSS for Windows 18.0 e aplicados teste t student.
Resultados A média de Índice de Massa Corporal (kg/m²) foi de 30,35±5,71 nas mulheres consideradas pré-menopáusicas e 26,59±3,74 para mulheres pós-menopáusicas. Os valores médios da Relação Cintura-Quadril foram 0,85±0,06 e 0,90±0,07 para mulheres pré e pós-menopausa, respectivamente. Foi observado valor superior de circunferência da cintura em mulheres do grupo 1 quando comparada as mulheres do grupo 2. A percentagem de gordura corporal (%) foi de 42,29±6,74 nas mulheres pré-menopáusicas e 34,29±9,71 nas mulheres pós-menopáusicas (p=0,001). Os valores médios da ingestão de cálcio estavam superiores às recomendações nas mulheres do grupo 2, com diferença estatística entre os grupos estudados (p=0,014).
Conclusões/Considerações A partir dos resultados desse estudo, pode-se pressupor que a ingestão de cálcio dietético adequada e superior ao recomendado em mulheres na pós-menopausa influencia na percentagem de gordura corporal e no estado nutricional destas, favorecendo em menor adiposidade quando comparada as mulheres com menor ingestão de cálcio.
|