26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO27d - Saúde, Condições de Vida e Envelhecimento |
26066 - PERCEPÇÃO SOBRE CONDIÇÕES DE VIDA, SAÚDE E PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DOS IDOSOS RESIDENTES EM UMA COMUNIDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA-BAHIA GLAUCIELE DO AMARAL SOUZA - UFSB, LINA FARIA - UFSB
Período de Realização Período entre agosto de 2017 e março de 2018.
Objeto da Experiência Análise crítica do processo de envelhecimento e impacto sobre as condições de saúde em uma comunidade rural, do município de Alcobaça, Bahia.
Objetivos Entender as percepções sociais da população idosa, residente da zona rural, sobre o processo de envelhecimento, suas vivências e experiências na comunidade e, como é ser idoso neste contexto rural, com base nos modos de vida e subjetividades, considerando as representações sociais do envelhecimento.
Metodologia O presente estudo segue um modelo metodológico descritivo e exploratório. A coleta de dados será constituída por questionário semiestruturado, combinando perguntas abertas e fechadas, como técnica qualitativa e quantitativa para descrever uma amostra e um cenário de cuidado, privilegiando a percepção do idoso sobre condições de vida e saúde. O questionário inclui questões referentes à percepção sobre o processo de envelhecimento, laços de afetividade, religiosidade e relação com o trabalho.
Resultados O prolongamento da expectativa de vida das populações gera modificações, não apenas no perfil demográfico no mundo, mas na percepção da pessoa em relação à velhice, à saúde, à doença e à finitude. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é a porta de entrada do sistema de saúde e possibilita a ampliação do vínculo entre a equipe e o idoso, sendo um espaço complementar de troca de informações, oferecimento de orientação e de educação em saúde
Análise Crítica Apesar da maioria da população idosa no Brasil residir na zona urbana tem-se a preocupação com o processo de envelhecimento na zona rural, local de residência de mais de 15% dos idosos brasileiros. As diferenças entre as regiões, em especial no que se refere ao acesso aos serviços de saúde, podem interferir na saúde e na qualidade de vida dos idosos. A questão do idoso é um grande desafio para a Atenção Primária à Saúde, necessitando de conhecimento sobre as especificidades dessa população.
Conclusões e/ou Recomendações O presente estudo pode revelar diferenças nas condições de envelhecimento em populações rurais e urbanas. Destaca-se a importância deste estudo pela apropriação de informações sobre as condições de saúde de idosos moradores em áreas rurais, o que permitirá, a partir deste diagnóstico, a proposição de medidas de promoção da saúde, prevenção de agravos e educação em saúde, além de atenção especial por parte de diferentes setores, sobretudo da saúde.
|