26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO27c - Práticas e saberes sobre aleitamento e enfrentamento da mortalidade infantil |
24042 - ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA EM PAÍSES DE RENDA BAIXA E MÉDIA JESUS DAVID CORTES GIL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, ALUISIO BARROS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Apresentação/Introdução Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento das qualidades físicas, cognitivas, e sócio emocionais das crianças. Antes dos 5 anos, as crianças desenvolvem habilidades básicas apropriadas para conseguir obter competências posteriores mais complexas.
Objetivos Identificar o índice de desenvolvimento da primeira infância em 4 países de baixa e média renda e sua relação com disponibilidade de livros, brinquedos, estimulação, educação e índice de riqueza.
Metodologia Foram analisados inquéritos nacionais (MICS), realizados em 4 países de renda baixa e média (Suazilândia, Zimbabwe, Nigéria e Jamaica), conforme a classificação do Banco Mundial. Foi avaliado o último inquérito de cada país, realizado desde 2014. Estes inquéritos incluem um módulo de avaliação de desenvolvimento infantil com 10 perguntas, cobrindo quatro domínios. Uma criança é considerada com desenvolvimento adequado quando se encontra bem em três dos 4 domínios. Um modelo de regressão logística foi aplicado para avaliar a associação entre apresentar bom desenvolvimento infantil e marcadores de riqueza, escolaridade, estimulação e posse de livros e brinquedos.
Resultados ECDI adequado foi de 64.9% para Suazilândia; 61.8 % para Zimbabwe; 89.1% para Jamaica e 60.9% para Nigéria. Ter livros esta associado com ECD adequado na Suazilândia (RO 2.11; p – 0.017), Zimbabwe (OR 1.80; p < 0.001) e Nigéria (OR 3.26; p < 0.001). O nível de educação esta associado positivamente com ECD adequado na Nigéria (OR 1.51; p <0.001). Níveis médio e alto de estimulação pelos pais apresentou-se associado com ECD adequado no Zimbabwe (OR 1.71; p-0.020) e Nigéria (OR 1.66; p<0.001). Ter brinquedos no domicilio associou-se com ECD adequado no Zimbabwe (OR 1.94; p – 0.040). O nível de riqueza associou-se com ECD adequado na Nigéria (OR 2.06 p <0.001) e Jamaica (OR 4.19; p – 0.020); dados ajustados.
Conclusões/Considerações Ter livros no domicilio, o nível de educação, o nível de riqueza, a estimulação dos pais e ter brinquedos sobre o bom desenvolvimento das crianças. Estudos como este são importantes porque o desenvolvimento na primeira infância está associado com câmbios importantes posteriores no desenvolvimento do cérebro, ganho de peso, salude mental e física; finalmente, para que as acrianças se tornarem adultos economicamente bem-sucedidos e produtivos.
|