26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO27c - Práticas e saberes sobre aleitamento e enfrentamento da mortalidade infantil |
21719 - CONSTRUINDO CAMINHOS MULTIPROFISSIONAIS: INCENTIVANDO O ALEITAMENTO MATERNO E PROMOVENDO CIDADANIA JOANA MARESSA PAIVA FELIPE - UFRN, ANTÔNIA ELIANA DOS SANTOS COSTA - NASF, WYZYLA BRITO DE SOUZA - NASF
Período de Realização A experiência foi realizada de março de 2017 a outubro de 2017 no Hospital Municipal de Patu/RN.
Objeto da Experiência Puérperas, pais, acompanhantes, familiares e recém-nascidos.
Objetivos A experiência destina-se a promover com qualidade o incentivo ao aleitamento materno exclusivo. Dessa forma, é abordado sobre a importância, benefícios para mamãe e o bebê, as dificuldades, e como superá-las. Além disso, é orientada sobre os direitos da criança e importância de sua cidadania.
Metodologia A equipe multiprofissional, composta por: assistente social, fonoaudióloga e psicóloga realiza a abordagem tanto leito á leito, quanto em forma de conversa coletiva, atingindo a puérpera e seu/sua acompanhante. Utilizam-se além da roda de conversa, folders explicativos, elaborados com uma linguagem acessível e com pontos importantes que frisem os conceitos chaves que são abordados através da fala dos profissionais, além disso, é proposto um espaço para dúvidas, perguntas e esclarecimentos.
Resultados O trabalho realizado tem garantido para além das informações e incentivo, uma maior aproximação da equipe de saúde com as puérperas e acompanhantes, reforçando um trabalho de promoção e incentivo, que esclareça as dúvidas e oriente para as necessidades apresentadas. Nota-se também a importância e participação das/os acompanhantes que sempre perguntam, tiram dúvidas, e ficam mais informados, sendo um incentivador a mais do processo de aleitamento materno e da cidadania.
Análise Crítica A equipe de saúde inserida neste tipo de abordagem deve está capacitada sobre a temática, sendo capaz de promover o acolhimento, a escuta e a disponibilidade para o esclarecimento de dúvidas e aflições. A experiência serve de motivação para a incessante busca por melhorias na assistência materno-infantil, como a importância da equipe multiprofissional, aliando seus diversos conhecimentos, construindo práticas mais humanas e justas, que garantam uma cidadania plena.
Conclusões e/ou Recomendações A abordagem em caráter multiprofissional propõe uma rica partilha de conhecimentos entre profissionais que se estende para as/os usuários dos serviços de saúde. O exercício de ações que promovam a cidadania se configura como diferencial que alia saúde aos aspectos sociais, favorecendo o amplo acesso às políticas públicas e sociais.
|