26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO27b - Gravidez, corporeidades e adolescências |
27133 - PROJETO PILOTO: ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR AS ADOLESCENTES PUÉRPERAS NO HOSPITAL BENEFICENTE SANTA HELENA - HBSH - CUIABÁ/MT LAURA CRISTINA ALENCASTRO DE MOURA - HBSH - CUIABÁ/MT, LUIZ AUGUSTO MENECHINO - HBSH - CUIABÁ/MT, BRUNA CAROLINE GOMES RODRIGUES - HBSH - CUIABÁ/MT, MARIA IZABEL ZANUTTO OLIVEIRA - HBSH - CUIABÁ/MT, SANDRA GREGÓRIO BATISTA - HBSH - CUIABÁ/MT
Período de Realização julho a dezembro de 2017.
Objeto da Experiência 214 adolescentes puérperas atendidas na instituição citada, a qual é referência estadual em Maternidade, Hospital Amigo da Criança, Método Canguru.
Objetivos Conhecer a realidade socioeconômica das adolescentes; proporcionar acolhimento das famílias; verificar o acompanhamento do pré-natal; identificar os fatores de risco gestacional; conhecer a atuação da rede de serviços; desenvolver orientações e outros procedimentos necessários para alta hospitalar segura.
Metodologia Constituiu-se uma equipe multidisciplinar para atendimentos das adolescentes, posteriormente, foram realizadas reuniões para organização e planejamento das ações, sendo deliberado um fluxo de atendimento e a intervenção de cada categoria profissional. Ficando o Serviço Social responsável pelo atendimento, através de entrevista, observação e levantamento de dados para discussões, onde surgiram as orientações e encaminhamentos, as quais são realizadas pela equipe através de rodas de conversa.
Resultados As 214 adolescentes puérperas atendidas juntamente com seus familiares, através de ações educativas e reflexivas voltadas ao eixo materno-infantil, demonstraram percepção, compreensão e entendimento da necessidade do cuidado e proteção com o seu corpo, saúde reprodutiva e a maternidade. Considera-se ainda, o feedback dos conselheiros tutelares em relação aos atendimentos prestados a essa população usuária como sendo uma mudança no fazer, construída de forma coletiva e compartilhada.
Análise Crítica A gravidez na adolescência como um problema de saúde pública mundial, precisa ser trabalhada de forma singular pelas equipes multidisciplinares de saúde, com aplicabilidade das diretrizes do Programa de Humanização do Parto e Nascimento. Diante disso, ressalta-se a importância da educação em saúde, como um processo contínuo e permanente que possibilita a formação e o desenvolvimento da consciência crítica e responsável, na construção de sua autonomia como mulher.
Conclusões e/ou Recomendações Experiência de suma relevância para a equipe, usuárias e familiares. As vivências trabalhadas nas rodas de conversa permitiram se conhecerem e reconhecerem como protagonistas de sua própria história. Esses momentos foram trabalhados de forma dinâmica, com co-responsabilidade e autonomia dos sujeitos. Segue recomendações: implementação do projeto, reorganização e fortalecimento das redes de serviços e desenvolvimento de pesquisas acerca do assunto.
|