26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO27b - Gravidez, corporeidades e adolescências |
25684 - CONSTRUÇÃO DO EMPODERAMENTO DE ADOLESCENTES GRÁVIDAS PARA O PARTO POR MEIO AÇÕES DE UM GRUPO DE EXTENSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INGRID SOUZA REIS SANTOS - UNIFAP, RAISSA DOS SANTOS FLEXA - UNIFAP, LARISSA DUARTE FERREIRA - UNIFAP, LUZILENA DE SOUSA PRUDÊNCIO - UNIFAP, NELY DAYSE SANTOS DA MATA - UNIFAP
Período de Realização Realizado no período de setembro de 2016 a dezembro de 2018.
Objeto da Experiência Empoderamento feminino no momento de parto a partir das orientações prestadas por um grupo de extensão de apoio a adolescentes grávidas.
Objetivos Relatar a experiência na construção do empoderamento de adolescentes grávidas para o parto, através de rodas de conversa, com abordagem de temas voltados para os cuidados gestacionais e parturientes, terapias não farmacológicas de alívio da dor, violência obstétrica e direitos instituídos.
Metodologia Consiste em um estudo qualitativo descritivo do tipo relato de experiência, que tange a problemática desenvolvida a partir da observação participante para obtenção dos dados. Realizado com aporte da vivência em um grupo de extensão de apoio à adolescentes grávidas, em uma universidade na Amazônia. Durante todo o período gestacional, as jovens foram acompanhadas proximamente, por meio de encontros quinzenais, visitas domiciliares e acompanhamento do pré-natal.
Resultados Foi possível desenvolver um vínculo com as gestantes nos encontros e consequentemente, sanar dúvidas a respeito deste momento único. No pós-parto, por depoimentos destas, pode-se evidenciar autonomia durante o parto, pois as mesmas compreendiam o momento e benefícios para melhorá-lo, conheciam sua fisiologia, além de seus direitos. Frases como “A respiração ajudou a acalmar”, “Fiz força quando senti vontade”, foram recorrentes, evidenciando o empoderamento construído quando há uma boa orientação.
Análise Crítica O cuidado de enfermagem, por meio da perspectiva holística, está além da assistência ao doente, faz-se na promoção e educação em saúde que são intrinsecamente ligadas à qualidade de vida (BARROSO; VIEIRA; VARELA, 2003). Nas oficinas prestadas pelo grupo por meio da orientação dos acadêmicos e profissionais da saúde, oportunizou-se o empoderamento feminino neste marco na vida da mulher e que atualmente ainda é permeado de imposições e estresse que descaracterizam o sentimento do nascimento.
Conclusões e/ou Recomendações Para o empoderamento feminino é primordial o conhecimento, que pode ser alcançado por meio da educação em saúde. Durante os encontros com jovens mães, pode-se esclarecer dúvidas e expandir conhecimentos acerca da gestação e parto, evidências dos depoimentos pós-parto acerca da experiência. Portanto, este ensino e suas correlações possibilitam a formação de uma gestante empoderada do seu momento, garantindo maior qualidade ao parto e autonomia.
|