Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO27a - As ações de cuidado aos ciclos de vida

23894 - COMPARAÇÃO DE ÍNDICES DE AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL EM BASE DE DADOS NACIONAL: UMA ANÁLISE COM MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS
MATHEUS SOUZA FERREIRA - USP, GIZELTON PEREIRA ALENCAR - USP, ZILDA PEREIRA DA SILVA - USP, MÁRCIA FURQUIM DE ALMEIDA - USP, ADELAIDE ALVES DE OLIVEIRA - USP


Apresentação/Introdução
A assistência pré-natal adequada é importante para redução da morbimortalidade materna e perinatal, identificando fatores que possam colocar a gestante e o feto frente a maior risco de resultados adversos. A avaliação da adequação da assistência pré-natal envolve aspectos do acompanhamento, acesso e qualidade da assistência, e diferentes índices de avaliação são propostos na literatura.


Objetivos
Comparar resultados de diferentes índices de inadequação da assistência pré-natal, como desfechos, em modelos de equações estruturais (MEE) a partir de um modelo teórico de fatores de risco.


Metodologia
Foram empregados dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2013, que contou com 1.851 mães, representando 3.818.936 mulheres, a partir de amostragem complexa. O modelo teórico contemplou variáveis de diferentes dimensões das mães, dispostas em possíveis caminhos causais para inadequação da assistência pré-natal, medida através de índices identificados em levantamento realizado. A MEE contou com abordagem confirmatória para a mensuração das variáveis latentes e modelagem de fatores de risco para a inadequação da assistência. Foram apresentados modelos separados segundo aplicação de peso amostral, para os estimadores WLSMV e MLR, e avaliados com as medidas de qualidade do ajuste CFI, TLI e RMSEA.


Resultados
Quatro índices foram considerados para estimar a variável de inadequação da assistência pré-natal. A Vulnerabilidade Socioeconômica esteve fortemente associada ao desfecho inadequação do pré-natal e outras covariáveis das dimensões psicossociais e biológicas. Efeitos de hipertensão foram identificados para alguns desfechos. A presença de doenças crônicas influenciou a autoavaliação de saúde, porém esse não apresentou efeito sobre o desfecho. Modelos sem aplicação de peso amostral apresentaram um maior número de caminhos teorizados estatisticamente significantes.


Conclusões/Considerações
A MEE permitiu avaliar o efeito de variáveis latentes sobre o desfecho explicitando os caminhos entre as variáveis a partir de um modelo teórico estabelecido. Diferenças entre os índices considerados sugerem que diferentes aspectos da assistência pré-natal estão sendo mensurados e que há diferentes caminhos causais envolvidos. O aspecto socioeconômico foi destacado como fator de maior importância para a inadequação da assistência.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360