Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO27a - As ações de cuidado aos ciclos de vida

23864 - GESTÃO DO CUIDADO NA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL: UM ENFOQUE NOS REGISTROS DE ATENDIMENTOS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE
ROSÂNGELA DURSO PERILLO - FCMMG, ALESSANDRA SILVA LIMA JARDIM - FCMMG, GIOVANNA MACIEL CAPPAI - FCMMG, CLÁUDIA COELHO DE JESUS - FCMMG, ALECILDA CLÁUDIA ROBERTO - FCMMG, THAYNARA ZSCHABER FURBINO - FCMMG, BÁRBARA RAFAELA SODRÉ DOS SANTOS - FCMMG, VALÉRIA GONÇALVES SOARES - FCMMG, SIMONE ANDREA PEREIRA DOS SANTOS - FCMMG, KELLY FÁTIMA BATISTA DIAS - FCMMG


Apresentação/Introdução
A importância do pré-natal está ligada à detecção precoce do risco materno fetal. Nesse momento se faz necessário um atendimento qualificado e que garanta todo o suporte tecnológico necessário previsto no protocolo. Uma das tecnologias utilizadas para melhoria dos processos é a Gestão Clínica entendida como o conjunto de tecnologias, que tem como propósito promover uma atenção à saúde de qualidade.


Objetivos
Analisar os registros do pré-natal realizados em uma Unidade Básica de Saúde de Belo Horizonte.


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo transversal. Foi desenvolvido através de pesquisas em prontuários físico e eletrônico, no período de setembro e outubro de 2017, das gestantes cadastradas na unidade. A identificação das gestantes foi realizada no sistema, no cadastro das equipes e dos ACS. Os registros avaliados foram: captação precoce, idade gestacional, data da última menstruação, data provável do parto, consulta odontológica, vacinação, altura uterina, exame do colo e das mamas, prescrição de sulfato ferroso/ácido fólico, exames solicitados/realizados e consulta de puerpério. Os dados foram organizados em planilha do Excel e apresentados em frequência absoluta e relativa.


Resultados
Os resultados foram analisados com base no protocolo de pré-natal da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Apontaram baixo registro da: consulta de puerpério (8,3%), idade gestacional (20%), consulta odontológica (33,4%), situação vacinal (53,4%), exames realizados (55,6%) e exames solicitados (62,3%). Não há registro da busca ativa das gestantes e puérperas, das orientações sobre o plano de parto, das orientações sobre planejamento reprodutivo. Preocupa o baixo registro do acompanhamento da gestante no final da gestação. Percebeu-se pouca participação dos médicos generalistas nos atendimentos às gestantes sendo estes realizados, em sua maior parte, pelo ginecologista e enfermeiros.


Conclusões/Considerações
A pesquisa possibilitou a percepção da falha no cumprimento do Protocolo e nos registros. Espera-se que este trabalho contribua para a mudança no processo de trabalho dos profissionais qualificando a assistência prestada no pré-natal. Conclui-se que é de fundamental importância para o gestor e toda equipe um maior entrosamento e discussão sobre as fragilidades identificadas, a fim de garantir a qualidade do acompanhamento das gestantes.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360